person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Horta comunitária de Bento Gonçalves contará com plantas medicinais para tratamento de doenças

Local surgiu como iniciativa para atender famílias em situação de vulnerabilidade social

| Foto: Secretaria Municipal da Saúde/Divulgação CP

Desde a sua implementação em 2018, a Praça Centro de Arte e Esporte Unificados (Ceu) localizada no bairro Ouro Verde em Bento Gonçalves, tornou-se um centro de referência na área cultural, desportiva e social. Desde 2021 o local conta com uma horta comunitária, que agora passa a contar um horto medicinal em forma de relógio do corpo humano que vai cultivar plantas medicinais referendadas pela ciência para a prevenção e tratamento de doenças

A horta surgiu como iniciativa para atender famílias em situação de vulnerabilidade social, dentro dos regramentos do Cadastro Único e que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Também são atendidas entidades do município. O relógio será construído em 12 canteiros, sendo que, em cada um, serão plantadas ervas específicas.

O projeto faz parte do estágio curricular, do curso de Bacharelado em Enfermagem  desenvolvido pela acadêmica Martina Caiane Henrich. De acordo com Martina, o objetivo do trabalho é valorizar os aspectos culturais e incentivar a preservação de uma sabedoria popular, orientando e informando a comunidade sobre os benefícios do uso das plantas medicinais. 

Dentro do propósito do trabalho também está instruir sobre as ações principais de cada erva, informar os horários corretos para a ingestão do chá, oferecer informações referentes às interações medicamentosas bem como contraindicações do uso.

O secretário municipal de Cultura, Evandro Soares, ressalta que o projeto vai  fortalecer um processo integrativo entre a comunidade e seus gestores. “A Praça Ceu é um símbolo de Bento Gonçalves e este olhar de outras áreas, no caso a medicina e a enfermagem, expressa uma consolidação das buscas de novas práticas que estão relacionadas ao bem-estar e às necessidades das pessoas”.

 

Celso Sgorla