person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Hospital de Caridade de Carazinho aumenta capacidade de geração de oxigênio

Medida foi viabilizada pensando na demanda de consumo do oxigênio que cresceu com a pandemia

Usina quadriplica a capacidade de geração de oxigênio | Foto: HCC / Divulgação / CP

A direção do Hospital de Caridade de Carazinho (HCC), no Norte do Estado, anunciou a aquisição de uma nova Usina de Geração de Oxigênio, estrutura que quadruplica a capacidade de geração de oxigênio total da casa de saúde.

Segundo o presidente do HCC, Jocélio Cunha, a medida foi viabilizada pensando na demanda de consumo do oxigênio que cresceu de forma exponencial a partir do atendimento de pacientes afetados pelo Covid-19, além de outras doenças. O investimento de R$ 750 mil leva em conta, ainda, a expansão da instituição que deve ocorrer no futuro.

A usina opera com dois concentradores, os quais produzem juntos 40 metros cúbicos de oxigênio a 95% de pureza. “Esse tipo de Usina, utiliza a tecnologia de Pressure Swing Adsorption (PSA), que através de uma peneira molecular, faz a geração de Oxigênio Medicinal, o qual é utilizado pelos pacientes em tratamento médico”, disse Cunha. Ele lembra que a usina segue todos os padrões técnicos preconizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O presidente do HCC afirma que investir na estrutura e em equipamentos de qualidade vem sendo prática constante para melhor atender a população de Carazinho e municípios próximos. “A tecnologia de ponta na gestão hospitalar deve ser trabalhada constantemente para oferecer uma assistência médica avançada de qualidade, com equipamentos, recursos diagnósticos e terapêuticos”, observa.

A direção do hospital afirma, ainda, que esta nova e moderna Usina vem ao encontro do planejamento estratégico da casa de saúde e que está trazendo grandes benefícios a toda população regional. Além de suprir o consumo atual de oxigênio utilizado no HCC, incluindo a UTI Covid-19 e a UTI geral, a nova usina também comporta uma expansão futura da Instituição, dentre elas a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que contará com 10 leitos, e que está na fase final de construção.

Atualmente, o HCC possui 156 leitos. São nove leitos de UTI Covid-19, com ocupação total nesta terça-feira. Além disso, conta com 16 leitos clínicos Covid, dos quais 13 estão ocupados.

Agostinho Piovesan