person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Hospital Universitário suspende cirurgias por convênios durante transição de gestão em Canoas

Processo deve durar 90 dias

Hospital Universitário suspende cirurgias por convênios durante transição de gestão | Foto: Fernanda Bassôa / Especial / CP

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, passou a coordenar reuniões entre a direção do Hospital Universitário, o Comitê Interventor e a prefeitura para consolidar o encerramento da administração do Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP) junto a instituição de saúde. Durante este período, ficou determinada a suspensão das cirurgias realizadas por convênios e a retomada das cirurgias eletivas via Sistema Único de Saúde (SUS), deixando o atendimento do HU exclusivamente SUS. Também ficou assegurado o pagamento do 13º salário aos profissionais de saúde da casa.

O processo de transição de gestão do HU deve durar ainda 90 dias. O objetivo, de acordo com o prefeito, é preparar a instituição para entregar aos novos gestores um ambiente tranquilo. “Queremos encerrar estes 90 dias com a certeza de que o hospital ficará do tamanho que os nossos recursos comportam, garantindo que a população ficará assistida com serviços de qualidade.”

De acordo com a prefeitura, o edital de licitação para o gerenciamento do HU e também do Hospital de Pronto Socorro (HPSC), das UPAs Hugo Simões Lagranha e Liberty Dick Conter, bem como dos quatro CAPS Amanhecer, Novos Tempos, Recanto dos Girassóis e Travessia, já foram lançados e publicados na página da prefeitura. No momento, aguardam o resultado do programa Assistir, se prevalecer, os hospitais terão de cortar serviços para se adequarem. 

Fernanda Bassôa