person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Inaugurado por Getúlio Vargas, Monumento Nacional ao Imigrante completa 65 anos

Estátua de bronze foi entregue em 1954 durante visita do presidente a Caxias do Sul para a Festa da Uva

A estátua em bronze do casal de imigrantes levou cinco anos para ser feita | Foto: Roger Ruffato / Divulgação / CP

Em plena realização da Festa da Uva, Caxias do Sul celebra o aniversário de uma das obras de maior valor histórico e cultural do município, o Monumento Nacional ao Imigrante, que completou 65 anos de inauguração na semana passada. O monumento foi inaugurado em 28 de fevereiro de 1954 pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, que visitou a cidade durante a realização da Festa da Uva daquele ano. 

A estátua em bronze do casal de imigrantes levou cinco anos para ser feita e, atualmente, recebe, em média, 5 mil visitantes por ano. Segundo o secretário municipal da Cultura, Joelmir da Silva Neto, a obra reverencia não só os imigrantes italianos, mas todos os que vieram para o Brasil e ajudaram a construir uma nação plural e miscigenada, como ocorre até os dias atuais.

Obra do escultor Antonio Caringi, a figura do casal foi moldada no Rio de Janeiro e fundida posteriormente na Metalúrgica Abramo Eberle S.A. (Maesa), em Caxias do Sul, sob a supervisão do mestre italiano Tito Bettini. Caringi projetou as estátuas a partir de registros fotográficos dos imigrantes italianos Luigi e Enrica Zanotti. A edificação em alvenaria, pedra e granito abriga a cripta do monumento, obra de Silvio Toigo e José Zambon.

No local, além de paineis, imagens e objetos abordando a imigração nos contextos internacional, nacional e regional, uma exposição permanente detalha a criação das estátuas em documentos fotográficos distribuídos pelo espaço. Já os relevos dos três paineis do obelisco, localizado atrás da estátua, traduzem a chegada dos imigrantes, a vitória pelo trabalho e sua integração.

Celso Sgorla