person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Jairo Jorge cria comitê de intervenção para assumir gestão do Hospital Nossa Senhora das Graças

De acordo com a Prefeitura, cabe ao órgão implementar as ações necessárias para reorganização, readequação e regularização da gestão

Comitê de intervenção passa a comandar a gestão do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas | Foto: Fernanda Bassôa / Especial CP

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, anunciou o segundo comitê de intervenção na área da saúde em menos de uma semana. A partir de agora, a gestão do Hospital Nossa Senhora das Graças passa a ser feita pelo comitê composto pelo advogado Luis Possebon, pelo secretário municipal da Saúde e administrador hospitalar, Maicon Lemos, e pelo assessor superior do Núcleo de Saúde do Gabinete do Prefeito, o médico Euler Manenti.

De acordo com a Prefeitura, cabe ao órgão implementar as ações necessárias para reorganização, readequação e regularização da gestão, além do cumprimento das obrigações e prestação de contas. O grupo - que visa garantir a manutenção do atendimento aos canoenses diante da grave crise financeira enfrentada pela instituição – ainda vai apurar as responsabilidades que levaram ao ato de requisição administrativa e irregularidades na gestão do hospital. 

Com a readequação dos serviços, a Prefeitura de Canoas pretende promover melhorias no atendimento à população e qualificar a gestão do HNSG. “O objetivo do comitê é, justamente, ter um maior acompanhamento das decisões da administração do Graças pelo Executivo municipal, que é o interventor. A proposta é organizar as ações, sempre no conceito do fortalecimento da rede de saúde de Canoas, para que se possa otimizar os recursos e as potencialidades de cada um dos nossos hospitais e fortalecer a gestão em rede”, explica o secretário de Saúde, Maicon Lemos. A requisição administrativa do hospital pelo município de Canoas ocorreu em outubro de 2020.

Na quinta-feira, Jairo Jorge anunciou o comitê interventor que assumiu a gestão das unidades de saúde administradas anteriormente pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp). A medida abrange o Hospital Universitário (HU), o Hospital de Pronto Socorro, duas unidades de pronto atendimento (UPAs) e quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

A direção geral do HU passa a ser administrada por Adriana Acker, graduada em Ciências Contábeis. Ela tem experiência na atuação como administradora em hospitais de médio e grande porte da região metropolitana. É especialista em Gestão de Negócios em Saúde e em Gestão de Pessoas, Estratégias e Negócios. O médico Paulo Nader é o novo diretor técnico e a enfermeira Fatima Farias assume a direção assistencial. Paulo Nader também responderá pela direção técnica do HPS. 

Fernanda Bassôa