person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Jogos Coloniais da 17ª Fenavinho exaltam integração de comunidades

Etapas distritais das competições começam neste sábado

Ao todo, são oito modalidades de jogos, todos com fases eliminatórias | Foto: Bárbara Salvatti / Exata Comunicação / Divulgação / CP

Às vésperas da 17ª edição da Festa Nacional do Vinho (Fenavinho), que ocorre de 9 a 19 de junho juntamente com a Expobento, o congraçamento entre comunidades de Bento Gonçalves vem à tona mais uma vez com uma das programações mais divertidas da festa, os Jogos Coloniais. Ao todo, 42 comunidades do interior estão sendo estimuladas por líderes comunitários, entidades, poder público e membros da Fenavinho a se conectarem com a competição. O calendário de provas começa com as etapas distritais, que iniciam dia 7 de maio (sábado), no Vale dos Vinhedos; prosseguem no domingo (8), em Faria Lemos, e tornam a ocorrer nos dias 14 e 15, em Tuiuty e em São Pedro, respectivamente.

Em cada distrito ocorrem eliminatórias para cada uma das oito modalidades dos jogos: Arremesso de queijo; Corrida de carriola; Corrida de barricas; Fazendo bigoli; Cabo de guerra; Jogo de ferradura; Encher garrafão com taça; e Mini 48. As disputas podem ocorrer com times masculinos, femininos ou mistos. Os melhores em cada uma delas, em seus respectivos distritos, ficarão frente a frente para o desafio final dos Jogos Coloniais, dia 21 de maio, na Via del Vino, em meio à programação do Vinho Encanado.

Durante os eventos nos distritos também haverá brincadeiras para envolver as crianças. Elas poderão se divertir com as atividades Jogo das Argolas, Chute no Pneu, Pescaria e Corrida do Saco, realizadas apenas como recreação.

Esse movimento acompanha o trabalho que o comitê da 17ª edição tem priorizado a fim de reconectar o evento à comunidade. "À medida que nos tornamos conhecedores da história, entendemos que a Fenavinho é muito mais do que uma Festa. Em sua essência, ela retrata a força e promove o desenvolvimento do setor vitivinícola de Bento Gonçalves e região. Queremos resgatar esse legado, bem como os valores do trabalho em conjunto, envolvendo todos os agentes públicos, privados e a comunidade na consolidação de sua retomada", disse o coordenador do comitê da 17ª Fenavinho, Roberto Cainelli Júnior.

Celso Sgorla