person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Lar de crianças em São Luiz Gonzaga aguarda verba para manutenção

Justiça determinou que os sete municípios atendidos façam repasses ou renovem convênios

O local abriga 44 crianças em situação de vulnerabilidade social de cidades das Missões | Foto: Amanda Lima / Especial / CP
O Lar Escola de São Luiz Gonzaga aguarda recursos para manter a estrutura, que abriga 44 crianças em situação de vulnerabilidade social, do município e de outros seis das Missões. Segundo a entidade, das cidades conveniadas, nenhuma efetivou ainda a renovação. A administradora geral do Lar, Zaida Hoffmann, revela que são necessários em torno de R$ 60 mil por mês para manter a estrutura. São 20 funcionários, entre psicólogos, assistentes sociais, monitores, cozinheiras e equipe de manutenção, além dos custos com alimentação e material de limpeza.

Zaida diz que dois municípios enviaram contraproposta e outros cinco informaram que não podem renovar. “Não temos como manter os mesmos valores do ano passado. Nosso custo aumentou. Precisamos garantir o cuidado dessas crianças. Aqui é a casa delas.” Cada município repassa valores de acordo com o número de crianças acolhidas.
A entidade recebe também valores do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), por meio de deduções do Imposto de Renda de Pessoa Física, além de doações, geralmente alimentos e material de limpeza. A folha de janeiro foi paga com atraso, e funcionários estão com férias vencidas. O local é administrado por voluntários.

O juiz da 2ª Vara Cível e do Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de São Luiz Gonzaga, Daniel Kredens, diz que a renovação dos convênios é um problema recorrente. “A entidade batalha todo ano para essa renovação, e sempre precisa de interferência do Ministério Público e Poder Judiciário.” Ele revela que os municípios foram intimados e, até segunda-feira, devem efetuar os pagamentos relativos ao convênio ou renová-lo. Do contrário, ocorrerá bloqueio de valores, e o Judiciário fará a transferência do recurso da conta do município para a entidade. “O Lar Escola não parou de prestar o serviço, então deve receber”, destaca. Os valores serão referentes a três meses.

São Luiz Gonzaga é responsável por 70% da receita total oriunda das sete cidades. Das 44 crianças, 33 são do município. O prefeito Sidney Brondani afirma que o Executivo havia garantido R$ 522 mil. “É o mesmo valor que destinamos no ano passado. Não temos como repassar mais no momento por dificuldades orçamentárias.” Ele diz que informou a entidade, por ofício, sobre esse repasse, destacando que em setembro faria nova avaliação orçamentária, para verificar a possibilidade de repassar mais. “Não tivemos retorno. Acho que houve precipitação por parte do Lar ao comunicar o Judiciário. É uma entidade que presta um serviço muito importante para nossa região.” Brondani garante que na segunda-feira fará a renovação do convênio. 

Felipe Dorneles