person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mais de oito toneladas de papel são destruídos para reciclagem em Uruguaiana

Iniciativa beneficia indiretamente 375 pessoas entre adultos e crianças

Trabalho foi executado por 20 catadores | Foto: Sérgio Nunes / Divulgação / CP

A Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza (ACLAN) e a Subcomissão de Avaliação de Documentos (SCAD) da Alfândega da Receita Federal do Brasil, em Uruguaiana, realizaram uma grande destruição de documentos para posterior reciclagem nessa quinta-feira. Cerca de 8,4 toneladas de papel branco e pardo foram destruídos nos últimos três dias. A execução do trabalho na Alfândega da cidade contou com 20 catadores participando da desocupação do arquivo e carregamento de dois caminhões que foram levados para a sede da Associação, onde diversas pessoas participaram da separação e fragmentação do material, que foi descaracterizado. A iniciativa gerou uma renda de R$ 3,5 mil para os trabalhadores. 

A ACLAN é exclusivamente constituída por catadores de materiais recicláveis que têm a catação como a única fonte de renda, oriunda do sistema de rateio. São 68 pessoas vivendo diretamente do trabalho realizado pela entidade. Alcançando indiretamente 375 pessoas entre adultos e crianças que dependem da receita.

O procedimento obedeceu as normas de preservação ambiental e a maior beneficiária da parceria cooperada entre Receita e catadores foi a natureza. A ACLAN tem como responsável Maria Tugira, há 30 anos dedicada à catação de lixo e que teve sua história registrada no filme curta-metragem “Catadora de Gente”, premiado com um Kikito no Festival de Cinema de Gramado de 2018.

De forma muito lúcida e sincera, a catadora orgulha-se de ter como maior mérito retirar pessoas que viviam nos lixões e dar-lhes dignidade por meio de uma renda que, apesar de modesta, permite o sustento básico do grupo. A associação tem o maior interesse e necessidade no recebimento de materiais recicláveis, incluindo qualquer espécie e volume de documentos em razão de contar com fragmentadora e atuar em absoluto sigilo. Quem quiser doar material para a Associação, o telefone é (55) 99106-0703.

Fred Marcovici