person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mesmo com a temperatura baixa pessoas ainda estão dormindo ao relento

A massa de ar frio chegou forte no Estado e em Porto Alegre os termômetros chegaram a marcar 7ºC.

Ana contou que está dormindo nas ruas do Centro Histórico há quatro meses, depois de um desentendimento familiar. | Foto: Mauro Scahefer

O Correio do Povo percorreu as ruas de Porto Alegre na noite gelada desta segunda-feira para verificar a situação das pessoas em situação de rua. A massa de ar frio chegou forte no Estado e os termômetros à noite variavam entre 8ºC e 11ºC. No percurso foi possível registrar pessoas dormindo ao relento.

Ana disse estar na faixa dos quarenta anos e seu rosto mostra as marcas de uma vida difícil. Ela contou que está vivendo nas ruas há quatro meses, após uma briga com seus filhos. Ana mencionou que costuma ficar na região central da cidade e acredita que, se seus filhos a estivessem procurando, já a teriam encontrado.

No entanto, Ana ressalta que se cuida da melhor forma possível. “Eu tomo banho e recebo comida. Tem até café da amanhã também. Mas eu também fico com medo que possa acontecer alguma coisa comigo”, revelou.

Ana não sabia sobre a ampliação de vagas nos albergues e pousadas oferecidas pela Prefeitura na Operação Inverno e mencionou que ninguém da assistência social entrou em contato com ela durante o período em que está dormindo nas ruas da capital.

Ela disse que apesar frio passaria a noite em um banco de madeira, no coração do centro Histórico e que na noite anterior não conseguiu dormir direito por causa da insegurança e do frio.

.

 A massa de ar frio chegou forte no Estado e os termômetros à noite variavam entre 8ºC e 11ºC|Foto: Mauro Schaefer

 

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) informou que reforçou a ação de abordagem social na busca ativa de pessoas em situação de rua. Um total de 11 equipes vão atuar na cidade com o objetivo de intensificar a procura por vagas na rede de albergues e abrigo e orientar para que as pessoas acessem a rede para se protegerem nos dias frios.

O frio em Porto Alegre deve continuar. De acordo com a Metsul, o frio ganha força e o amanhecer desta terça-feira e deve ser ainda mais gelado. Para a capital, a previsão de mínima é de 5ºC

Paula Maia