person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Militares do Exército de Santa Cruz do Sul fazem escolta a comboio com alimentos

Os veículos foram escoltados desde a Região Metropolitana, de onde saíram pela manhã

Militares do 7º BIB escoltaram os caminhões com alimentos | Foto: Lula Helfer / Gazeta do Sul / CP
Quarenta militares do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), de Santa Cruz do Sul, escoltaram nessa quinta-feira um comboio de caminhões com cargas de alimentos na RSC 287. Nove veículos saíram de manhã da Região Metropolitana e dois chegaram a Santa Cruz do Sul por volta do meio-dia. Entre os demais, um foi acompanhado pelas tropas de segurança até Lajeado, quatro até Santa Maria e dois até Santo Ângelo. As cargas são para abastecer mercados.

A escolta ocorreu para que não houvesse risco de que os caminhões fossem parados em pontos de manifestação, embora já não haja concentração de caminhoneiros na maior parte do País. O trevo do entroncamento da BR 471 com a RSC 287, onde havia o principal piquete em Santa Cruz do Sul, está vazio desde a manhã dessa quinta. Os caminhões que estavam retidos deixaram o local ainda na tarde de quarta-feira com o suporte da Brigada Militar.

O grupo de manifestantes perdeu parte dos integrantes, mas continuou instalado na RSC 287 na noite de quarta-feira até a manhã de hoje. Além de Santa Cruz do Sul, os policiais também desmobilizaram bloqueios montados em Venâncio Aires, Encruzilhada do Sul, Pantano Grande, Rio Pardo e Novo Cabrais. Segundo o responsável pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, coronel Valmir José dos Reis, em nenhum lugar foi necessário o uso da força. Os policiais possibilitaram aos caminhoneiros que estavam parados contra a vontade seguir viagem no comboio.

Para garantir a passagem de cargas de medicamentos, alimentos, combustíveis e outros itens essenciais pelos bloqueios da RSC 287 e na BR 290, o 7º BIB de Santa Cruz do Sul também foi acionado. A unidade estava de sobreaviso, aguardando ordens do Comando Militar do Sul, desde sábado. As primeiras missões começaram quarta-feira. Segundo o subcomandante do 7º BIB, tenente-coronel Clairton Goelzer, o batalhão está recebendo as demandas da comunidade e repassando para 6ª Brigada de Infantaria Blindada de Santa Maria, que organiza a operação Estrada Livre na região. 

Otto Tesche