person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ministro da Infraestrutura visita obras da duplicação da ponte sobre Rio dos Sinos, na BR 116

Estimativa do Dnit é que o trabalho seja concluído ainda no primeiro semestre de 2022

Tarcísio Gomes de Freitas esteve em São Leopoldo nesta sexta | Foto: Thales Ferreira / PMSL / CP

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, esteve em São Leopoldo no final da manhã desta sexta-feira realizando uma visita técnica às obras de duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos, na BR 116, no km 245. 

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), presidida pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, aproveitou a vinda do ministro para entregar um documento solicitando a ampliação de recursos da União para obras de infraestrutura na região. 

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, ainda solicitou através de uma carta, a construção de uma alça de acesso na Avenida Dom João Becker, para ligar o bairro Vicentina a nova obra da ponte da 116. "Isso vai qualificar nosso trânsito. Ajudando a região economicamente e melhorando a mobilidade da cidade", disse Vanazzi. Tarcísio prometeu dar continuidade às melhorias na região do Vale do Sinos e estudar a solicitação.

A obra de duplicação da ponte sobre o Rio dos Sinos, em São Leopoldo, teve início em março deste ano. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), das quatro estruturas que serão erguidas, as duas sobre o canal principal do Sinos estão com os trabalhos em andamento. Atualmente, está sendo executada a construção das travessias do sentido capital-interior. Do lado oposto da rodovia, os serviços também avançam com a implantação dos pilares e blocos.

A estimativa do Dnit é que a obra seja concluída ainda no primeiro semestre de 2022. Ao todo serão construídas quatro novas pontes, paralelas às existentes, duplicando o número de faixas de trânsito de duas para quatro por pista na BR 116. Serão duas ligações sobre o canal principal e outras duas na várzea do rio.

O trecho é hoje um dos principais gargalos no tráfego do trecho metropolitano da rodovia, onde cerca de 140 mil veículos transitam diariamente. 

Stephany Sander