person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Moradores encaminham sugestões ao Executivo para amenizar alagamentos em Cachoeirinha

Comissão do bairro Parque da Matriz apresentaram reivindicações para minimizar transtornos causados pelo extravasamento do arroio Passinhos

| Foto: Elenilso Portela / Divulgação / Especial CP

Diante dos recentes casos de alagamentos e inundações na cidade de Cachoeirinha, precedidos de uma sequência de previsão de chuvas e temporais, com grandes acumulados de precipitação, causando a cheia do Rio Gravataí e o transbordamento dos arroios da cidade, moradores e comerciantes têm contabilizado incalculáveis perdas materiais e convivido com desgaste emocional, além do medo. Cansados de ter a casa invadida pela água e de perder móveis, uma comissão de moradores do bairro Parque da Matriz, esteve na Prefeitura nesta semana e entregou ao prefeito Cristian Wasem um documento com uma série de sugestões para amenizar a problemática que tem sido corriqueira no Município.

Integrante da comissão de moradores, Elenilso Portela, diz que cada vez que é emitido um alerta de tempestade, os moradores não dormem porque precisam ficar atentos para a qualquer momento deixarem as casas em decorrência do aumento do nível da água ou levantar os móveis. O principal problema na área do Parque Imperatriz, segundo Portela, é o transbordamento do arroio Passinhos. “A agua que desce do arroio Passinhos juntamente com o acumulado de chuva que se concentra nas ruas do bairro é maior que a capacidade de vazão dos três escapes que passam embaixo da freeway. Sem vazão, ela invade pátios e residências. Reunimos estas sugestões para ajudar o poder público a encontrar uma maneira que amenize estes transtornos para os moradores. Queremos contribuir com a Administração para que o cotidiano dos moradores do bairro melhore.”

Entre as reivindicações da comissão está a limpeza do leito do arroio (na extensão do Parque da Matriz); o aumento da contenção de terras às margens do Passinhos (no trecho da Rua Tijucas); a ampliação do escape sob a BR 290 para evitar o represamento da água; implantação de bombas próximo da Corsan para auxiliar na velocidade do escoamento; ampliação e manutenção de bocas de lobo para facilitar a drenagem e a criação de projeto para a construção de um sistema de drenagem com capacidade para coletar o excesso de água e dar vazão, evitando o represamento. “Sabemos que tem que ser feito um investimento bem planejado, pois se trata de dinheiro público. Mas os moradores pagam em dia o IPTU e queremos que seja bem investido, em prol da comunidade, pois queremos viver e morar com dignidade.”

Em nota, a Prefeitura de Cachoeirinha informou que tem acompanhado de perto os questionamentos e sugestões apresentadas pela Comissão de Moradores do Parque Matriz, visando mitigar os problemas de alagamento enfrentados no bairro. Informou ainda que a Administração está empenha em atender às necessidades da comunidade, reduzir as preocupações e danos ocasionados. “É importante ressaltar nosso compromisso contínuo com a limpeza e manutenção dos arroios e valas de drenagem no Parque da Matriz. Equipes e equipamentos tem ampla dedicação à manutenção do local, evidenciando nossa prioridade em assegurar o adequado escoamento das águas pluviais na região.”

A Prefeitura de Cachoeirinha esclarece que, após análises, foi identificada que a capacidade da tubulação existente sob a Freeway é insuficiente para drenar o volume de água em períodos de chuvas intensas. Este problema é agravado pela expansão urbana, que resulta na impermeabilização do solo, reduzindo sua capacidade de absorção. Nesse sentido, visando a melhoria dos problemas relatados, o Executivo está em contato com a CCR Via Sul para promover a substituição da tubulação por galerias, buscando uma ampliação significativa no escoamento de água por baixo da Freeway.

Como ação integrada, a Administração está buscando viabilizar a abertura de uma vala de drenagem paralela à Freeway, seguindo a topografia do terreno, medidas que têm como objetivo ampliar significativamente a capacidade de escoamento das águas pluviais, reduzindo os riscos de alagamento no Parque da Matriz. “Estamos comprometidos em trabalhar para garantir a segurança e o bem-estar de nossa comunidade”, finaliza a nota. Uma reunião deve ocorrer em março entre a comissão de moradores e o Executivo de Cachoeirinha.

Fernanda Bassôa