person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Moradores querem permanecer em área de ferrovia em Santa Maria

Empresa responsável pelo transporte ferroviário ajuizou ações de reintegração de posse

O grupo esteve ontem na Câmara de Vereadores | Foto: Renato Oliveira / Especial / CP
Cerca de 200 moradores que residem às margens da ferrovia em Santa Maria solicitaram na terça-feira o apoio dos 21 vereadores na mobilização com o objetivo de que seja iniciado o mais breve possível um processo de negociação para que não sejam retirados das residências. A empresa Rumo, concessionária do serviço de transporte ferroviário na região Sul do Brasil, ajuizou ações de reintegração de posse e cerca de 500 moradores já receberam notificações.

Durante o encontro, foi formada uma Comissão Especial integrada por três vereadores, a fim de viabilizar que as famílias permaneçam onde estão ou sejam realocadas. Pablo Elizandro da Rocha, morador de uma área próxima à ferrovia há mais de 20 anos, diz que a mobilização é para que seja encontrada uma solução para as famílias. Também existe um movimento para que a prefeitura possa conseguir uma área a fim de realocar os moradores.

A 2ª Vara Federal de Santa Maria informou na tarde desta terça-feira que todos os processos que tramitam na Comarca do município solicitando a reintegração das áreas que, segundo a empresa pertencem à faixa de domínio da linha férrea, foram suspensos por 180 dias. A medida tem como objetivo uma negociação de conciliação entre os moradores e a Rumo. A reportagem não conseguiu contato com a concessionária para comentar o assunto.  

Renato Oliveira