person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Motoristas estão isentos da tarifa do Estacionamento Rotativo em Canoas

Gratuidade é por tempo indeterminado e ocorre por causa do fim do contrato de concessão da empresa Rek Parking

| Foto: Gustavo Garbino/Prefeitura de Canoas

Motoristas que estacionarem seus veículos nas vagas da área central de Canoas, na Região Metropolitana, estão isentos da tarifa de R$ 1,25 do estacionamento rotativo a partir de agora. No entanto, mesmo sem a cobrança, os veículos estacionados devem respeitar o período da rotatividade de até, no máximo, duas horas no mesmo local. A gratuidade é por tempo indeterminado e ocorre por causa do fim do contrato de concessão da empresa Rek Parking, que encerra suas atividades em Canoas. 

Os agentes de trânsito estarão fiscalizando a rotatividade dos automóveis e orientando os motoristas. O titular de Trânsito e Mobilidade, Marcos Daniel, destaca que o fim da cobrança é temporário e que será retomada com a seleção de uma nova gestora da Área Azul.

“A licitação que norteará as regras para a contratação da futura empresa está sob análise técnica e jurídica pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Com a aval do TCE, poderemos promover um certame justo aos participantes e principalmente, defendendo os interesses do município, garantindo legalidade em todas as cláusulas do novo contrato”, ressalta Daniel. 

Ele explica que não haverá mais o tíquete de estacionamento e nem o uso do parquímetro. “O controle do tempo ficará a cargo dos agentes de trânsito, assim como funciona atualmente para as motocicletas. Mesmo gratuito, o estacionamento rotativo é regrado no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que autoriza os fiscais multar e recolher veículos que ultrapassarem o tempo da rotatividade, caso seja necessário”, salientou Daniel. 

Os motoristas que adquiriram o cartão pré-pago ou possuem crédito de estacionamento pelo aplicativo Rek Pay, podem solicitar a devolução dos valores até o dia 21 de dezembro (pelo email contato@rekpay.com.br ou ainda pelos telefones 0800-6441690 e 3464-0238), ou ainda, optar por ficar com o crédito e usar em cidades como São Leopoldo, Caxias, Canela, Gramado e mais 15 cidades gaúchas onde a empresa explora o estacionamento rotativo pago. 

Fernanda Bassôa