person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mourão se reúne com empresários e prefeitos em Santa Maria

Evento ocorreu no Itaimbé Palace Hotel nesta quinta-feira

Evento ocorreu no Itaimbé Palace Hotel nesta quinta-feira | Foto: Ronald Mendes / CACISM / CP

O vice-presidente da República general Hamilton Mourão esteve em Santa Maria nesta quinta-feira, 5, onde palestrou aos empresários durante a tarde, no Itaimbé Palace Hotel. No evento organizado por entidades empresariais da cidade – Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) – Mourão falou sobre “o cenário econômico e político do RS”.

Na sequência, o vice-presidente participou da reunião com os 33 prefeitos da Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro), também no Itaimbé Palace Hotel. O presidente da AM Centro e prefeito de São João do Polêsine, Matione Sonego, discutiram as demandas dos municípios e a atual situação do país.

Em entrevista coletiva antes de deixar Santa Maria, Mourão disse que a pandemia do Covid-19 afetou o mundo inteiro. “Gerou um baque por causa do conflito no Leste Europeu, ai entra o problema da produção de petróleo, de trigo e isso causa no mundo inteiro essa ruptura e essa realidade não é só no Brasil. Estamos procurando debelar essa inflação, o remédio é amargo”, disse.

Mourão avaliou como positivo o encontro com os prefeitos. “Apresentamos nossa visão sobre a questão do municipalismo e a importância dos municípios, e os prefeitos apresentaram as dificuldades que enfrentam, seja na questão do acesso a recursos parados lá em Brasília e nós estamos buscando uma forma para que os administradores sejam atendidos”, afirmou.

Ele anunciou que, através de sua assessoria, haverá uma visita aos Ministérios e que, porventura os recursos que estejam lá parados, sejam distribuídos às prefeituras. Mourão disse ainda que todas as medidas que sejam tomadas no sentido de que o processo eleitoral tenha toda a transparência e que o eleito sinta-se seguro. Ele também voltou a defender a realização da Reforma Tributária. “Precisamos fazer avançar a Reforma Tributária, ela é um dois empecilhos para que o País aumente sua produtividade, temos uma carga de impostos muito alta e além disso, o sistema é complicado e cheio de burocracia", disse.

A última vez que Mourão esteve em Santa Maria foi há pouco mais de um mês, na solenidade de troca de comando na 3ª Divisão de Exército (3ª DE).

Agostinho Piovesan