person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Museu do Trem de São Leopoldo comemora 44 anos com atividades online

Programação foi organizada em formato digital devido à pandemia

Uma série de vídeos relacionados ao museu serão disponibilizados no Facebook | Foto: Divulgação / Bemvenuti / CP

Uma programa especial ocorre em São Leopoldo a partir desta quinta-feira, em comemoração aos 44 anos do Museu do Trem de São Leopoldo. Uma série de vídeos relacionados ao museu serão disponibilizados na página oficial do Facebook, segundo a museóloga e coordenadora do Museu do Trem, Alice Bemvenuti, que salienta a importância deste patrimônio público que guarda a história da cidade, as memórias do desenvolvimento econômico do município. 

“Ao longo de 44 anos o Museu tem se dedicado a salvaguardar o patrimônio ferroviário e impulsionar encontros com esse patrimônio, testemunho não só de uma tecnologia, mas de um acontecimento que mudou a vida cotidiana dos brasileiros, dos leopoldenses em especial,", afirmou destacando que as ações ocorrem até o dia 28 deste mês.

Programação

A programação de aniversário foi organizada em formato digital para que a comunidade possa acompanhar sem sair de casa. Durante este ano, o atendimento do Museu do Trem também precisou ser adaptado devido à pandemia da Covid-19.

Devido às restrições impostas, o local organizou suas rotinas de trabalho com cuidados ao acervo em plantões internos, homeoffice e oferecendo ao público externo atividades e interações pelas redes sociais, “Realizamos importantes ações de acolhimento dos públicos, assim como fizemos o impulsionamento da aproximação entre museus ferroviário brasileiros, sem deixar de cuidar do espaço físico para que o cartão postal da cidade possa sempre ser mirado pelos vizinhos do entorno”, ressaltou a museóloga.

Alice Bemvenuti destacou ainda a abrangência das atividades virtuais que envolveram diferentes públicos: vizinhos do Museu do Trem, ferroviários, museólogos, historiadores, professores, pesquisadores, colecionadores, amantes da ferrovia e curiosos. 

As lives realizadas através do projeto #museudotremLIVE ofereceu atividades diversas, entre elas Ciclo de Debates, Diálogos na web com temáticas que contemplaram: “Museu e Ferrovia”, “Imigração e Ferrovia”, “Fotografia e Ferrovia”, com diversas parcerias entre elas com o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, o Ponto de Cultura Ferrinho de Porto Alegre, o Projeto Memória Ferroviária da UNESP e o Comitê Internacional para a Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH-Brasil). A soma nas redes sociais alcançou mais de 220 mil visualizações até agora.

O Museu do Trem planeja seguir com atividades através das redes sociais e estuda alternativas de visitações com ferramentas digitais. A programação completa de aniversário está disponível no site da Prefeitura de São Leopoldo e nas redes sociais.

Stephany Sander