person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Nova etapa do Lean nas Emergências entra em vigor em São Leopoldo

Hospital Centenário está entre as 40 instituições de saúde selecionadas em todo o Brasil para participar do projeto

Objetivo do projeto é reduzir a superlotação dos serviços de urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos | Foto: Thales Ferreira / PMSL / Divulgação / CP

Uma nova etapa do projeto Lean nas Emergências, coordenado pelo Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, entrou em vigor no Hospital Centenário de São Leopoldo que participa da iniciativa. Nessa quarta-feira, iniciam os encontros virtuais do novo módulo que vai tratar especificamente da Covid-19.

Segundo os consultores Michel Cadenas e Vinícius de Paula, o foco é a atenção para o acompanhamento, cuidados paliativos, reabilitação pós Covid, além do gerenciamento do gabinete de crise, grupo criado desde o início da pandemia para conduzir as questões ligadas à Área Covid. O Hospital Centenário está entre as 40 instituições de saúde selecionadas em todo o Brasil para participar do projeto Lean nas Emergências, que tem como objetivo reduzir a superlotação dos serviços de urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos.

Com o início da pandemia do novo coronavírus, o Centenário foi um dos primeiros hospitais brasileiros a se organizar para o enfrentamento à doença, dividindo a instituições em duas unidades, uma para atendimento exclusivo a pacientes com o vírus e mantendo outra para atendimentos gerais. Quanto ao novo módulo, que vai atender todas as áreas de atuação do hospital, a presidente Lilian Silva ressalta: “Tudo o que garantir a segurança dos nossos pacientes iremos absorver. O Lean nas Emergências é uma ferramenta de organização que tem auxiliado o hospital em toda sua estrutura de atendimento”. A iniciativa está em seu quarto ciclo e é uma parceria do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio-Libanês no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

Stephany Sander