person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Novo Hamburgo convoca artistas para projeto cultural em versão digital

Ação coincide com o aniversário do município

A ideia do projeto Mesa de Arte na Praça surgiu de um coletivo de artistas | Foto: PMAP / Divulgação / CP

O projeto Mesa de Arte na Praça abre, nesta segunda-feira, a convocatória para artistas de Novo Hamburgo interessados em fazer parte da versão digital do projeto. A data coincide com o aniversário de 94 anos da cidade, representando um presente para toda a população. “Temos em Novo Hamburgo muita arte, muitos artistas e muita qualidade em diversas manifestações artísticas. Dar visibilidade a toda essa produção é uma forma de parabenizar a cidade e valorizar nossa diversidade cultural, levando mais longe toda essa riqueza”, diz a artista plástica Magna Sperb, uma das idealizadoras do projeto.

O objetivo da versão virtual da Mesa de Arte na Praça é promover o mapeamento e difusão das artes visuais de Novo Hamburgo, propiciando a cada artista um espaço individual de divulgação de sua trajetória e de sua produção, além de evidenciar o panorama da arte na região. Todos os artistas visuais, em suas diferentes formas de expressão: pintores, desenhistas, fotógrafos, escultores, grafiteiros, chargistas, entre outros estilos, podem participar. “As únicas exigências é que sejam nascidos, residentes e/ou que tenham trajetória artística em Novo Hamburgo, e tenham a arte como um de seus ofícios”, ressalta Ana Hauschild, artista plástica e também idealizadora da iniciativa.

A versão virtual terá um site próprio e mídias sociais como canal de divulgação. Os recursos para realização da Mesa de Arte na Praça digital foram obtidos através da seleção no edital da Secretaria da Cultura (Secult) e Prefeitura de Novo Hamburgo, financiado com verba da Lei Aldir Blanc (14.017/2020), numa iniciativa da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal. A ideia do projeto Mesa de Arte na Praça surgiu de um coletivo de artistas, com a proposta de difusão e democratização das artes, levando a produção de artistas a espaços pouco acostumados com ela. Desde 2016, foram realizadas oito edições em praças e locais de grande circulação de pessoas, surpreendendo o público com reproduções das obras dos artistas expostas em varais. Ao final, as peças foram distribuídas gratuitamente, possibilitando às pessoas levarem um pouco de arte para as suas casas.

Com a pandemia, as edições presenciais ficaram suspensas e surgiu a necessidade da versão virtual. As inscrições para o projeto seguirão até o dia 30 de abril. Serão solicitadas diversas informações sobre o artista, além de um pequeno texto sobre sua trajetória e imagens de algumas de suas obras, entre outros dados. Mais informações podem ser obtidas na página do Facebook do projeto ou diretamente em link do Google Docs.

Stephany Sander