person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Novo Hamburgo realiza Dia D da vacinação contra a Covid-19 neste sábado

Serão aplicadas primeiras, segundas e terceiras doses

Neste sábado, a Prefeitura de Novo Hamburgo realiza o Dia D de vacinação contra a Covid-19. Todas as 25 unidades de saúde e ainda a Casa de Vacina estarão aplicando doses do imunizante, das 9h às 15h. Serão aplicadas primeira dose em pessoas acima de 17 anos, além de segunda e terceira dose no público já contemplado. Não é preciso agendar, basta comparecer em qualquer unidade com a documentação necessária. Entretanto, é obrigatória a presença de um responsável pelo jovem de 17 anos. O menor deverá apresentar documento, Cartão SUS de Novo Hamburgo ou comprovante de residência no nome do responsável.

Inicialmente, o município iria vacinar jovens sem comorbidades a partir dos 12 anos, mas decidiu seguir o que foi pactuado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), de incluir somente os adolescentes de 17 anos no esquema vacinal. A decisão veio após o Ministério da Saúde voltar atrás nesta quarta-feira e não recomendar mais a vacinação de adolescentes sem comorbidades a partir dos 12 anos. “Vamos seguir o que foi pactuado no Estado e vacinar os jovens de 17 anos”, reafirma o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano.

O Dia D de vacinação também contempla outros grupos e será oferecida primeira e segunda dose para quem tem acima de 18 anos. No caso da segunda dose, a pessoa deve ficar atenta ao intervalo de 12 semanas em relação à primeira. Novo Hamburgo também aplica a terceira dose para pessoas acima dos 70 anos ou mais que receberam a segunda dose de qualquer imunizante até dia 18 de março. Além disso, haverá mutirão de aplicação de terceira dose para pessoas de qualquer idade com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose de qualquer imunizante ou dose única até dia 21 de agosto.

Fernanda Bassôa