person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Obras de implantação de UTI iniciam em hospital de Palmeira das Missões

Estrutura deverá ficar pronta em 90 dias

| Foto: Agostinho Piovesan / Especial / CP

As obras de construção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões (HC) iniciam nesta semana. A previsão é de que a estrutura física esteja concluída num prazo de 90 dias e que ainda neste ano a UTI entre em funcionamento, atendendo a demanda de Palmeira das Missões e mais 25 municípios da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde.

A Administração Municipal informou que o projeto inclui obras e adequação de um espaço junto ao hospital. Os R$ 719, 2 mil provenientes da Consulta Popular dos anos de 2011/2012 e 2015/2016 serão utilizados na obra física e também na aquisição de um gerador de energia elétrica e equipamentos para a instalação de um climatizador central.

A direção do HC informou que a UTI ocupará todo o segundo andar do da casa de saúde e contará com 10 leitos e uma sala de apoio. O prefeito Eduardo Russomano Freire disse que há mais de 20 anos a microrregião de Palmeira das Missões aguarda pela implantação de uma UTI no Hospital de Caridade, que é referência nesta parte do Estado e atende pacientes de 30 municípios.

Freire afirma que a partir do surgimento da pandemia do coronavírus ficou ainda mais latente a necessidade de uma UTI. “Na área dos 26 municípios da 15CRS com sede em Palmeira das Missões não temos UTI e esse é um fato que preocupa, pois os pacientes mais graves são levados para outras cidades maiores para serem atendidos”, observa.

Sarandi 

Em Sarandi, o segundo maior município da área da 15ª CRS iniciou uma mobilização com o objetivo de implantar uma UTI no Hospital Comunitário. A direção retoma o projeto arquitetônico projetado ainda em 2013. A meta é buscar recursos junto ao Estado e União e garantir a implantação da unidade.

O Hospital Comunitário atende pacientes de 30 municípios. Os casos graves são encaminhados a casa de saúde de Passo Fundo.

Agostinho Piovesan