person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Obras de revitalização iniciam no Centro de Frederico Westphalen

Local será transformado em área de convivência

Projeto foi elaborado pelo curso de arquitetura e urbanismo da URI | Foto: Agostinho Piovesan / Especial / CP

As obras de revitalização da rua Maurício Cardoso, conhecida como rua dos Arcos, no centro de Frederico Westphalen, iniciaram nesta semana. O investimento é de R$ 535 mil, oriundos de recursos próprios do município. O espaço entre a rua do Comércio e a rua Arthur Milani priorizará os pedestres, diminuindo o espaço para os veículos. Duas audiências públicas foram realizadas em 2018 para ouvir a opinião e as sugestões da comunidade em relação à revitalização, que deve ser concluída até o mês de dezembro. 

O projeto foi elaborado pelo curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), em parceria com a Administração Municipal.

Segundo o prefeito José Alberto Panosso, a obra tem como objetivo melhorar a trafegabilidade para os pedestres, comerciários e consumidores. “As calçadas serão ampliadas para seis metros de largura cada, deixando o espaço para trânsito de veículos em 5,60 metros e o espaço para tráfego de veículos será diminuído, permitindo a passagem de automóveis em apenas um sentido”, disse Panosso. Além disso, será implantado o estacionamento paralelo, com 14 vagas, sendo duas para carga e descarga em apenas um dos lados da rua.

No local, será instalado mobiliário urbano, como bancos, tornando o espaço mais agradável e convidativo aos pedestres. Ainda conforme o prefeito Panosso, as mudanças em relação à revitalização do centro da cidade visam estimular o comércio local com o aumento das vendas, gerando mais empregos e movimentação econômica. “Teremos um espaço de convivência das pessoas, um local agradável”, afirma.

Agostinho Piovesan