person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Obras do Aeroporto de Passo Fundo estão orçadas em R$ 55 milhões

Termo de referência para o edital de licitação dos trabalhos está em análise

Um novo terminal de passageiros está previsto | Foto: Divulgação / CP
O termo de referência para o edital de licitação das obras de ampliação do Aeroporto de Passo Fundo está sob análise da Secretaria Nacional de Aviação Civil. Segundo o secretário adjunto dos Transportes do Estado, Vanderlan Frank Carvalho, a partir da liberação do documento, a secretaria dos Transportes e do Departamento Aeroportuário estará apta a lançar o edital da obra, orçada em R$ 55 milhões. Análises da Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic/RS) e da União são último passo para abertura do processo licitatório.

Carvalho disse que a empresa ou consórcio que vencer a licitação ficará responsável pela elaboração do projeto executivo e, posteriormente, pela execução das obras de modernização e ampliação do aeroporto. Além da construção de um novo terminal de passageiros, estão previstas um novo pátio para estacionamento das aeronaves e a recuperação da atual pista de pousos e decolagens. O investimento é resultado de um termo de cooperação firmado no final de 2017 entre os governos federal e estadual. Os recursos são União e haverá, também, a contrapartida do Estado.

O secretário dos Transportes do Estado, Humberto Canuso, afirma que trata-se de um projeto essencial para a consolidação do Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS), uma das diretrizes estabelecidas pelo Estado. “Isso vai possibilitar que o Aeroporto de Passo Fundo receba aviões maiores e atenda à crescente demanda de passageiros que tem sido registrada nos últimos anos na região.”

Agostinho Piovesan