person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Oncologia Centenário reforça medidas de prevenção contra a Covid-19 em São Leopoldo

Local realiza tratamentos de radioterapia e quimioterapia para mais de mil pacientes por mês

Da média de 585 consultas de revisões por mês, 65 já são feitas à distância | Foto: OncoCentenário / Divulgação / CP

A Oncologia Centenário, clínica referência na América Latina de tratamento de câncer localizada ao lado do Hospital Centenário, em São Leopoldo, reforçou as medidas de prevenção para garantir a segurança de pacientes e dos seus profissionais por conta da pandemia de Covid-19. Entre as diversas ações, foi adotado o fluxo diferenciado na recepção dos pacientes e atendimento por telefone, com a liberação da telemedicina.

Da média de 585 consultas de revisões por mês, 65 já são feitas à distância. “Nossa missão é cuidar de pessoas com câncer e, levando em conta que nossos pacientes fazem parte do grupo de risco do coronavírus, realizamos todos os ajustes necessários para otimizar os tratamentos oncológicos, que não podem ser interrompidos sob hipótese alguma, pois estamos falando de uma luta pela vida”, afirma o diretor do Centro de Tratamento de Câncer, o oncologista Adalberto Broecker Neto.

Ele explica ainda que a Clínica segue criteriosamente às orientações de prevenção do coronavírus, obedecendo todos os protocolos estabelecidos pela Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e Ministério da Saúde. E no quesito proteção, as ações também foram voltadas aos colaboradores, com investimentos na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), indispensáveis durante a pandemia, para os médicos e equipes de assistências, como máscaras NR95, protetores faciais e óculos de proteção. Também foram adquiridas 10 mil máscaras cirúrgicas para distribuição aos pacientes em atendimento no local.

A Oncologia Centenário realiza tratamentos de radioterapia e quimioterapia para mais de mil pacientes por mês, vindos de 21 municípios direcionados pelo SUS, além de convênios e particular de várias regiões do Estado. “E mesmo com todos os ajustes, a demanda de atendimento ainda é grande. Atualmente, circulam em torno de 200 pacientes por dia na Oncologia Centenário, entre consultas e tratamentos. O paciente de câncer é um paciente muitas vezes imunossuprimido, por isso todo cuidado preventivo deve ser tomado”, complementa o doutor Broecker Neto.

Entre outras ações adotadas visando mais segurança aos pacientes está o espaçamento dos tratamentos ao logo do dia, diminuindo a aglomeração e a circulação de pessoas simultaneamente, terminais de acesso remoto ao sistema da Clínica para os médicos terem acesso aos prontuários eletrônicos à distância, o que possibilita o teleatendimento aos pacientes, limitação da entrada de acompanhantes, além de um hall de auto-higienização na entrada da Clínica entre outras ações.

Stephany Sander