person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Palestra de representante Yanomami abre o Fórum Internacional Ambiental em Porto Alegre

Evento está em sua 12ª edição e é promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI) no Auditório da Famecos, no campus da PUCRS

Junior Hekurari Yanomami palestrou ao público que tinha, inclusive, representantes indígenas do RS | Foto: Fabiano do Amaral

Em solenidade realizada no auditório da Famecos, no campus da PUCRS, na noite de terça-feira, foi aberta a programação do 12º Fórum Internacional Ambiental (FIMA). Com o tema central Água e Energias Renováveis, o evento é promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI). O destaque da noite foi a conferência com o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami (Codisi-YY) e da URIHI – Associação Yanomami, Junior Hekurari Yanomami.

A abertura contou com a participação de diversas autoridades do Ministério Público, Prefetiura, Assembleia Legislativa, entidades e associações de imprensa, além de professores, alunos e representantes da PUCRS. Os painéis e palestras seguem na quarta-feira, a partir das 9h.

Principal palestrante do primeiro dia, Yanomami tem se destacado como um dos mais influentes representantes do seu povo, com denúncias que apontam a morte de crianças indígenas por contaminação com mercúrio usado nos garimpos. Ele também é autor de denúncias sobre a retirada de madeira da Amazônia. Em sua participação, trouxe a temática da floresta, que considera de fundamental importância para todos. “Através da floresta que a gente respira, se alimenta e toma água, por exemplo. Neste congresso teremos voz para conscientizar a sociedade e poder ajudar, principalmente, os povos indígenas que estão morando dentro da floresta” disse.

Como organizador do FIMA, o presidente da ARI, jornalista José Nunes, pontuou que a 12ª edição tem a mesma temática da que pautou a primeira, quando ainda era chamado de Fórum da Água. Ele também ressaltou a importância da imprensa na divulgação da realidade indígena. “Desde que iniciei a organização do fórum em 2022, como presidente da ARI, sempre fiz questão de dar voz aos povos indígenas. Esta é uma questão que entendemos ser um compromisso nosso como comunicadores, dar voz a esses povos tão sofridos em todo o país”, afirma.

O evento é aberto aos jornalistas e público em geral, mas a proposta da ARI é envolver especialmente os estudantes universitários, em especial das faculdades de Jornalismo. Dentro da edição deste ano, acontece também a 1º Mostra Universitária de Jornalismo Ambiental, produzida em articulação com o Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental da Ufrgs, reunindo reportagens especiais sobre meio ambiente.

Fórum Internacional AmbientalFabiano do Amaral

Guilherme Sperafico