person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Pesquisadores da Furg afastam hipótese de maré vermelha em Santa Vitória do Palmar

Análise referente aos mariscos encontrados mortos entre as praias da Barra do Chuí e do Hermenegildo conclui que não há motivo para a preocupação

Os pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) que estiveram em Santa Vitória do Palmar no início desta semana para analisar o que teria causado o aparecimento de mariscos mortos por 20 quilômetros entre as praias da Barra do Chuí e do Hermenegildo concluíram que não há motivo para a preocupação. Eles afastaram a hipótese de maré vermelha e acreditam que o cenário é de normalidade.

Para eles, a provável causa da mortandade dos mariscos brancos tenha sido a ressaca do mar, mas disseram em nota que seguirão monitorando a situação. “Não há elementos que indiquem evento de mortandade em grande escala”, diz a nota, que confirma que não foram observadas evidências de maré vermelha na região.

A provável causa da mortalidade de alguns mariscos juvenis, de acordo com os cientistas, está relacionada às ressacas comuns deste período do ano e à forte dinâmica da água do mar no local. Os resultados de uma investigação mais aprofundada do material coletado nas praias devem ser alcançados entre 30 e 60 dias. Enquanto isso, equipes da universidade seguirão monitorando a situação. “Não há motivo para preocupação. Mesmo assim, por precaução recomenda-se evitar temporariamente o consumo do marisco branco”, finaliza a nota.

Angélica Silveira