person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Porto Alegre busca solução para descarte irregular de lixo no Rubem Berta

Foco de resíduos fica próxima de escola e do galpão de reciclagem Santíssima Trindade

Profissionais da limpeza urbana retirando parte dos resíduos deixados no local. | Foto: Ricardo Giusti

Um foco de lixo próximo a uma escola no bairro Rubem Berta, na ona Norte de Porto Alegre, foi tema de atenção do prefeito da Capital, Sebastião Melo. Em visita à instituição de ensino Emef Porto Novo, na rua Amélia Santini Fortunati, durante evento de retomada das aulas, o chefe do Executivo municipal questionou sobre o acúmulo de resíduos na esquina da avenida Bernardino Silveira Amorim e o cheiro forte no local. Informado pela equipe da escola de que é um problema recorrente, o prefeito seguiu, em comitiva com secretários e a diretora da escola, até o galpão de reciclagem Santíssima Trindade, que fica ao lado da escola.

O espaço é destinado à reciclagem de resíduos por parte dos moradores da chamada Nova Vila Dique, que já atuavam no ramo desde que a comunidade começou a ser transferida para o local, em 2009. No galpão, cercado por paredes danificadas e com telhas cobrindo apenas parte da estrutura, a coordenadora Solange Beatriz Barbosa recebeu o prefeito. Melo cobrou dos recicladores explicações sobre o lixo depositado na área externa do local e afirmou que o terreno, que segundo Solange é da prefeitura, pode ser retirado dos trabalhadores da reciclagem, se a situação permanecer como está. “Sei que o trabalho de vocês é importante para a economia, mas que exemplo estamos dando para essas crianças?”, disse o prefeito, se referindo aos alunos da escola vizinha.

A coordenadora do Galpão afirmou que não são os profissionais licenciados que deixam o lixo nas ruas. Conforme ela, são carroças, caminhões e até carros que largam todo tipo de resíduo nas proximidades do local. “Eu cobro. Já fui ali várias vezes cobrando pra não deixarem ali, mas eles não respeitam e fazem até ameaças”, conta Solange. Segundo a coordenadora, ela foi até ameaçada de morte já pelas cobranças, de um indivíduo que dizia pertencer a uma facção criminosa influente na Capital. O prefeito solicitou que assessores fizessem contato com a gestão do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), para que possam resolver o mais breve possível a situação do descarte irregular de lixo no local. Parte dos resíduos foi retirada por profissionais da limpeza urbana ainda durante a visita do prefeito.

Kyane Sutelo