person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Prefeitura de Campo Bom doa área para Hospital Veterinário

O serviço será implantado pela Universidade Feevale com investimento de R$ 22,5 milhões

A Prefeitura de Campo Bom assinou nessa terça-feira a doação de uma área que será utilizada para a construção de um Hospital Escola Veterinário, no Feevale Techpark, da Universidade Feevale, na divisa com Novo Hamburgo. A formalização representa mais uma etapa de um processo de desenvolvimento do parque tecnológico e da implantação do Câmpus III da Feevale, pois a previsão é de que o curso de Medicina Veterinária, que está em processo de tramitação para autorização no Ministério da Educação (MEC), seja a primeira graduação a ter início no complexo.

Com investimento estimado em R$ 22,5 milhões, o projeto prevê salas de atendimento, ala cirúrgica, pavilhões de internação, laboratórios, além de uma área de campo para manejo de grandes animais. O local ainda utilizará energias renováveis, como placas solares para aquecimento da água e geração de energia e terá reaproveitamento da água da chuva. A previsão é que, tão logo o curso de Medicina Veterinária receba o aval pelo MEC, sejam iniciadas as obras.

De acordo com o pró-reitor de Inovação da Feevale, Cleber Prodanov, o espaço permitirá o avanço no desenvolvimento de vacinas e testes diagnósticos para doenças humanas e animais que impactam tanto na saúde humana quanto na pecuária. Em parceria com a Prefeitura de Campo Bom, o hospital atenderá famílias de baixa renda. "Serão até cinco animais de grande porte por mês, para tratamento clínico e cirúrgico, cinco animais de pequeno e médio porte por semana, para tratamento clínico e cirúrgico e para controle populacional por castração, além da disponibilização de até 20 análises laboratoriais mensais para as atividades de inspeção sanitária de alimentos derivados de origem animal para o município", explica o prefeito Luciano Orsi.
 

Stephany Sander