person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Prefeitura de Guaíba vai restringir circulação de pessoas no próximo final de semana

Sistema funcionará a partir das 20h desta sexta até as 6h de terça-feira

Comércio deverá permanecer fechado neste final de semana | Foto: Fernanda Bassôa / CP

Para tentar frear o contágio do novo coronavírus no município, a prefeitura de Guaíba vai restringir ao máximo a circulação de pessoas nas ruas e áreas públicas neste final de semana. Determinada por decreto publicado pelo prefeito Marcelo Soares Reinaldo, a medida irá funcionar a partir das 20h da sexta-feira até as 6 horas da próxima terça-feira. 

Neste período, os mercados podem funcionar somente através de sistema de telentrega até as 20h, postos de gasolina abrem sem serviço das lojas de conveniência (que deverão manter-se fechadas), as farmácias só poderão operar por telentrega ou pague e leve, bem como o sistema de transporte coletivo que poderá circular com 50% da frota. 

Os demais estabelecimentos comerciais e de serviços deverão permanecer de portas fechadas. Isso também vale para agências bancárias, igrejas e salões de beleza. Podem funcionar normalmente os serviços de saúde, assistência social, serviços funerários, de atendimento veterinário e de segurança. 

A população e os comerciantes que descumprirem as determinações sofrerão sanções, sob pena de multa, interdição e demais penalidades administrativas e criminais impostas pelas medidas sanitárias vigentes. 

 O prefeito esclarece que a medida se faz necessária tendo em vista a situação que encontra-se o Hospital Nelson Cornetet, que tem funcionado com ocupação máxima e recebe casos novos diariamente. "Nesta quarta-feira, havia 11 pacientes no setor de UTI que tem 10 leitos. Ou seja, 110% de ocupação. Além dos 40 pacientes internados na enfermaria com Covid, onde a capacidade é de 30 leitos. Vínhamos em uma média de 25 positivados por dia. Só hoje foram 146 pessoas positivadas para a doença. Estamos vivendo um momento muito difícil. A vinda da vacina criou uma falsa sensação de segurança. É preciso que as pessoas retomem os cuidados."

Marcelo disse ainda que atualmente tem 17 enfermeiros da rede de saúde afastados por testarem positivo, sendo que a equipe perdeu um médico para a doença recentemente: "Já chegamos a marca dos 146 óbitos, pois nessa quarta-feira tivemos mais quatro vítimas. Esse vírus é extremamente agressivo e agora existe uma nova Cepa. Além disso, contamos com uma equipe debilitada e exausta". 

Fernanda Bassôa