person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Prefeitura de Rio Grande compra escola que irá ser transformada em Unidade Básica de Saúde

Expectativa é que mudança no local aconteça até o final do ano

| Foto: Richard Furtado / Divulgação / CP

A Prefeitura de Rio Grande adquiriu a antiga Escola Criança Feliz, no bairro Getúlio Vargas (BGV). O local será transformado em Unidade Básica de Saúde até o final deste ano. O imóvel foi adquirido por R$ 900 mil. O objetivo da prefeitura é qualificar o atendimento em saúde na região do BGV que está dividido em duas unidades BGV I e BGVII. Conforme a Secretária Municipal de Saúde, Zelionara Branco, que este no local na última sexta-feira, a parte antiga da escola será utilizada para acomodar a unidade de Saúde BGV II, que hoje encontra-se em uma estrutura de containers, e a parte nova, onde funcionava o berçário e atendimento das séries iniciais, será transformada em Centro de Estimulação Precoce. 

O Centro é a novidade nessa nova estrutura da Saúde no município. A previsão da Secretaria é instalar o novo serviço a partir do primeiro trimestre do ano que vem. A proposta é atender crianças de zero a três anos, como por exemplo, as que tenham Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras que requerem estimulação precoce para o seu desenvolvimento como nos casos de paralisia cerebral, má formação ou algum tipo de síndrome. 

O funcionamento da nova unidade de Saúde, deve ocorrer até o fim do ano, porém, Zelionara cita que, como era uma escola, o espaço vai depender de adequações. “O processo de compra de material e equipamentos já está em andamento, mas será necessária a colocação de pias em todos os consultórios e divisórias adequadas em todas as salas”, relata. 

As equipes que atualmente estão na unidade BGV2 serão transferidas para o novo local. Em relação aos profissionais que irão atender no Centro de Estimulação Precoce, a secretaria está em etapa de contratação e adequação dos recursos humanos, sendo que para uma parte do atendimento haverá necessidade de contratação de serviços.

Angélica Silveira