person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Primeiro dia de greve mobiliza profissionais da enfermagem do Instituto de Cardiologia

Categoria alega atraso no pagamento de salários e recolhimento do FGTS

Instituto de Cardiologia quitou parte dos salários na última terça-feira | Foto: Maria Eduarda Fortes

O primeiro dia de greve de profissionais da enfermagem do Instituto de Cardiologia (IC) de Porto Alegre foi marcado pela instalação de um piquete nesta sexta-feira em frente ao hospital, na avenida Princesa Isabel, no bairro Santana. Por conta do atraso de salários e do recolhimento do FGTS, a categoria decidiu paralisar os serviços até segunda-feira, quando uma nova assembleia decidirá pela continuidade do movimento. O IC informa que quitou na terça-feira os salários de quem recebe até R$ 3,2 mil. O restante da folha da enfermagem deve ser pago atéo final do dia.

Integrante da coordenação de greve, Simone Podlasinski afirma que os atrasos dos salários são frequentes e geram descontentamento entre os profissionais. Técnica de enfermagem do IC, Simone avalia que a greve teve adesão da categoria, com impacto no atendimento do hospital. A direção do IC, no entanto, informa que os serviços não foram afetados pela greve. “Eles sempre vão dizer que está funcionando normalmente. Espero que nenhum paciente fique desassistid. E que eles tenham conseguido remanejar as pessoas e prestar assistência”, afirma.

Representantes do Sindisaúde também destacaram os constantes atrasos no pagamento dos salários. O presidente da entidade, Julio Jesien, explica que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) repassou recursos para o IC. “Existe previsão de entrada de dinheiro extra do município, ou seja, esse dinheiro não vai existir no mês que vem. Aliás, vai faltar, porque eles têm uma contratualização e têm que entregar uma quantidade de serviços. E eles não vão entregar essa quantidade. Então ao invés de ter valor a mais, que é o valor que vai entre hoje, não vai ter, vai diminuir”, ressalta.

A direção do IC informa que existe a previsão de quitar o restante da folha de enfermagem até o final desta sexta-feira. A prefeitura repassou R$ 1.221.526,58 ao Instituto de Cardiologia. O IC informa que os recursos são referentes ao mês de março. Até o final da próxima semana, a expectativa é acertar toda a folha salarial. O IC informa ainda que aguarda recursos prometidos pela bancada gaúcha federal, cujo prazo máximo é outubro.

Felipe Samuel