person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Programa Água Limpa da Creluz garante funcionamento de 204 poços comunitários em Pinhal

Projeto foi criado em 2002 e mais de 25 mil pessoas já foram beneficiadas

Programa é financiado com verba social da própria cooperativa | Foto: Agostinho Piovesan / Especial / CP

Ao completar 20 anos desde sua implantação, o Programa Água Limpa da Cooperativa de Geração e Distribuição de Energia (Grupo Creluz), com sede em Pinhal, no Norte do Rio Grande do Sul, chega à marca de 204 poços comunitários ligados. O programa é financiado com verba social da própria cooperativa e, por meio dele, os associados que residem em determinada localidade recebem gratuitamente toda a estrutura de rede para alimentar os poços artesianos comunitários.

Segundo o presidente da Creluz, Elemar Battisti, mais duas comunidades foram beneficiadas, em Frederico Westphalen, num total de 131 famílias. “Nos 36 municípios da área de abrangência da nossa cooperativa, o número de 204 poços ligados chega a 202 e, com isso, estamos levando mais saúde e qualidade de vida à milhares de pessoas”, disse.

A Creluz também realizou a entrega, para lideranças locais e associados das comunidades de Castelinho e Barra do Braga, dos projetos de ligação de mais dois poços artesianos por meio do Programa Água Limpa. Com o atendimento de mais estas duas demandas, já são 12 poços ligados pelo programa social somente em Frederico Westphalen.

Battisti afirma que nos últimos anos a cooperativa está dando prioridade às demandas relacionadas ao abastecimento de água para o consumo humano e animal, socorrendo muitas propriedades e granjas rurais em toda a sua área de atuação. “A Água Limpa surgiu da base, sendo uma sugestão do quadro social elaborada e aperfeiçoada pela direção e técnicos da Creluz e que deixa um legado histórico de contribuição para a melhoria dos índices de saúde e qualidade de vida da região, afinal, água potável na torneira previne inúmeras doenças e contaminações”, destaca.

O Programa Social Água Limpa foi criado com o objetivo de apoiar associações comunitárias de poços artesianos, localizados na área de atuação da cooperativa, visando melhorar a qualidade de vida da população, levando saúde e bem-estar às famílias da região. Para ser contemplada a comunidade deve ser ligada à Creluz. Desde a sua criação, em 2002, já foram atendidas pelo programa, mais de 25.000 pessoas.

Agostinho Piovesan