person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Programa Fila Zero quer acabar com lista de espera de consultas especializadas em Caxias do Sul

Iniciativa ocorre no próximo sábado e no dia 7 de novembro

Foram agendados, antecipadamente, quatro pacientes por hora para cada especialidade | Foto: Adriano Chaves / Divulgação / CP

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), de Caxias do Sul realiza no próximo sábado, dia 24, o programa "Fila Zero", o qual objetiva eliminar a lista de espera de consultas especializadas. O Centro Especializado e Saúde (CES) estará aberto das 7h às 13h com atendimentos de reumatologia, cardiologia, ortopedia, dermatologia, endocrinologia, otorrinolaringologia e gastroenterologia.

Foram agendados, antecipadamente, quatro pacientes por hora para cada especialidade. Também serão realizados os exames de eletrocardiograma e espirometria. Já em 7 de novembro, serão agendados pacientes para reumatologia, neurologia adulto, cardiologia, ortopedia, dermatologia, otorrinolaringologia e gastroenterologia.

Segundo o secretário Municipal da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, esse é o primeiro passo para diminuir um problema histórico no município. "Hoje, temos 54.962 pessoas aguardando uma consulta com especialista e mais 17.122 esperando por exames. Vamos iniciar esse programa visando zerar as filas para todas as especialidades. Sabemos que esse é um problema que não iniciou hoje, porém, foi agravado durante a pandemia".

Ainda conforme Castro, as especialidades foram escolhidas conforme demanda reprimida, as quais possuem a seguinte fila de espera: reumatologia - 2.704 pessoas, cardiologia - 2.733, ortopedia - 550, dermatologia - 3.255, endocrinologia - 1.239, otorrinolaringologia - 3.381 e gastroenterologia - 2.090.

O secretário informa que além de expandir a estrutura disponível no Centro Especializado e Saúde está sendo estudado com os hospitais uma força-tarefa para zerar as filas para exames. Hoje, os com maior demanda reprimida são ressonância magnética, com 4.032 pessoas aguardando, e colonoscopia, com 2.007 pacientes na fila.

"O Fila Zero já é um programa permanente do município. Vamos avaliar se permaneceremos com atendimento extra aos sábados ou se estenderemos o horário de atendimento durante a semana. O Poder Público está fazendo a sua parte. É importante que os usuários agendados façam a sua também e compareçam, evitando faltas", solicita Castro.

Celso Sgorla