person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Projeto busca aproximar detentas de seus filhos em Santa Maria

Um encontro ocorreu nesta sexta-feira no Centro de Convivência da Polícia Federal

A Policia Federal promoveu encontro nesta sexta-feira | Foto: Renato Oliveira / Especial / CP

A Policia Federal coordenou nesta sexta-feira mais uma etapa do projeto Inspira, que tem como foco aproximar detentas de seus filhos. O encontro ocorreu no Centro de Convivência da Polícia Federal na avenida Hélvio Basso, região Sul do municipio de Santa Maria, e contou com apoio de professores e estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brigada Militar, Policia Civil, Susepe, Exército e de uma empresa de segurança privada.

"O objetivo é promover uma maior integração das crianças com as mães que estão presas", afirmou  Paulo Roberto Nunes, chefe do Núcleo de Operações da Policia Federal. "É um dia diferenciado de convÍvio e integração das detentas que têm bom comportamento com os filhos", destacou Paulo Roberto. Durante a ação, que foi a 8ª do projeto, ocorreram atividades pedagócias e de entretenimento, com a participação professores e alunos da UFSM. Também foram realizadas técnicas de escovação e profiláxia dentária, com docentes do curso de odontologia, atendimento na área de oftalmologia e pediatria às crianças. 

"O projeto tem como foco porincipal aproximar as detentas dos filhos, proporcionando um momento de aconchego fora dos muros prisionais e dar condições de as crianças terem um atendimento psicológico que é continuo", afirmou o delegado da PF, Getulio de Vargas. O desenvolvimento do projeto é viabilizado por meio da destinação de verbas oriundas de penas alternativas (acordos e multas judiciais) por parte da Vara das Execuções Criminais do municipio de Santa Maria.

Renato Oliveira