person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Projeto Help realiza mais uma edição da ação Vida sobre Trilhos em Porto Alegre

Em fevereiro, a ação acontecerá ainda nos dias 17 na estação Canoas e 24 na estação São Leopoldo

Entre as ações, voluntários entregaram cartinhas e panfletos para usuários da Trensurb | Foto: Maria Eduarda Fortes

Mais uma vez a ação Vida sobre Trilhos, do projeto Help, levou suporte para os usuários da Trensurb. No sábado, o trabalho do grupo foi realizado na Estação Mercado, no Centro Histórico de Porto Alegre, com objetivo de oferecer auxílio às pessoas que passam por problemas como ansiedade, depressão e outros. No local, voluntários entregaram panfletos e cartinhas, apresentaram cartazes e ofereceram um espaço de escuta qualificada, chamada de Cantinho do Desabafo, aos usuários do trem.

A moradora de Canoas, Rafaela Leal, foi uma das usuárias do Trensurb atendidas pelos voluntários do Help. “A gente está vivendo uma era muito fria da sociedade e encontrar um projeto assim é se sentir abraçado pelo mundo. Isso é o olhar humano que está faltando neste mundo, pois muitas vezes as pessoas de enxergam mas não te veem de verdade”, contou.

Segundo a coordenadora do projeto Help na Capital, Fabiana Martens, a parceria com a Trensurb foi renovada por mais um ano, em função da redução de índices a partir da realização das ações. “Enquanto muitas pessoas estão no Carnaval se divertindo, outras colocam máscaras para disfarçar o que tem embaixo. E o Help veio para acolher essas pessoas a partir da experiência que nós temos. Todos voluntários passaram por depressão, ansiedade e reclusão e a gente traz isso para ajudar os outros, ajudando a gerar resultados positivos para as pessoas que usam o trem”, destacou.

Em fevereiro, a ação Vida sobre Trilhos, do projeto Help, acontecerá ainda nos dias 17 na estação Canoas e 24 na estação São Leopoldo. O projeto, que está em sua 65ª edição, disponibiliza ainda o acompanhamento das pessoas atendidas por parte dos voluntários e conta também com atendimento por telefone e WhatsApp, por meio do número nacional (11) 2392-6910. A parceria do Help com a Trensurb para realização de ações em estações teve início em outubro de 2022. Desde então, cerca de 16 mil usuários do metrô foram alcançados pelas ações do Help.

Rodrigo Thiel