person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Projeto Segunda Chance amplia número de vagas para apenados em Caxias do Sul

Ação oferece oportunidade de trabalhos aos presos dos regimes semiaberto e aberto

O anúncio da ampliação das vagas ocorreu nesta quarta | Foto: Guilherme Pulita / Divulgação / CP

A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) ampliou para 50 o número de vagas disponíveis no convênio com a Superintendência do Serviços Penitenciários (Susepe) para oferecer oportunidade de trabalho aos presos dos regimes semiaberto e aberto.

O incremento faz parte da nova etapa do projeto Segunda Chance desenvolvido pela companhia, que além de empregar os apenados, garantirá formação profissional aos reeducandos com cursos técnicos e um contrato de trabalho de seis meses após o término do cumprimento da pena. Após a qualificação, eles serão responsáveis pela manutenção dos prédios públicos municipais. 

O projeto Segunda Chance é uma iniciativa da Codeca, em parceria com a Comissão de Segurança Pública da Câmara de Vereadores, o Tribunal de Justiça, por meio da Vara Regional das Execuções Criminais, e Susepe.

O anúncio da ampliação das vagas do Protocolo de Ações Conjuntas (PAC) entre Codeca e Estado ocorreu nesta quarta-feira para marcar o início da fase 2 do projeto Segunda Chance. O Sinduscon que representa as empresas da construção civil de Caxias do Sul será a responsável pelo treinamento dos detentos no primeiro curso de formação.

De acordo com Luis Felipe Burtet, diretor administrativo da Codeca, para trabalhar na companhia, a partir de agora, os apenados terão que frequentar pelo menos um dos treinamentos para garantir a vaga na empresa. Ao final da pena, os apenados ainda terão a chance de ter validado um contrato de temporário de trabalho por um prazo determinado de seis meses para que ainda tenham o registro da experiência profissional na Carteira de Trabalho.

 

Celso Sgorla