person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Projetos do Interior terão concurso de arquitetura

Estado lançou os certames do Iconicidades para propostas de intervenção em Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Cachoeirinha e São Leopoldo

Plano de Pelotas envolve restauro e ocupação da antiga sede do Banco do Brasil | Foto: Igor Sobral / Divulgação / CP

O governo do Estado lançou nesta segunda-feira cinco concursos públicos de arquitetura com o objetivo de selecionar propostas de intervenção em espaços apontados pelos cinco municípios beneficiados pelo projeto Iconicidades. Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Cachoeirinha e São Leopoldo passaram pela primeira etapa, na qual indicaram um espaço arquitetônico simbólico em seu território, além de uma proposta de uso do local para iniciativas que estimulem o empreendedorismo, a criatividade e a inovação. O Executivo gaúcho lançou agora os editais pelos quais chama escritórios de arquitetura de todo o país a apresentar propostas para cada um dos lugares.

Os termos de referência que norteiam os concursos foram elaborados em parceria entre o Estado, as prefeituras e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RS). A avaliação das propostas apresentadas será feita por arquitetos independentes contratados especificamente para participar das comissões julgadoras. O governador Ranolfo Vieira Júnior destacou que o projeto é mais uma forma de o Estado apoiar os municípios, estimulando o empreendedorismo, a inovação e a permanência dos gaúchos no RS.

A proposta de Pelotas envolve a edificação anexa à antiga sede do Banco do Brasil – prédio tombado pelo Iphan – e plano de ocupação do local. O edital do concurso foi publicado nesta segunda-feira. Conforme a prefeita Paula Mascarenhas, o projeto é transformador para a cidade por envolver o último grande prédio do Centro Histórico ainda não recuperado. Além de restaurar o casarão, será possível instalar o Centro de Gastronomia da Fecomércio. “Com essa parceria, vamos fomentar a geração de emprego e renda, a formação de estudantes e entrar de vez na questão da economia criativa.”

Em Rio Grande, a proposta abrange a qualificação e preservação paisagística de zona de proteção ambiental por meio da criação do Ecoparque Turístico Molhes da Barra, que unirá preservação e infraestrutura turística. O edital sai amanhã. “Estamos apostando no futuro e acredito que, além de uma das maiores obras de engenharia do mundo, os Molhes da Barra poderão ser também vetores de atração de turistas para Rio Grande e toda a região”, disse o prefeito Fábio Branco.

Em Santa Maria, o projeto é de requalificação do antigo Clube dos Ferroviários, por meio da recomposição da volumetria da edificação, tombada pelo Iphae, do restauro de elementos tombados e da proposição de novas edificações anexas. O edital será publicado na sexta-feira. Em Cachoeirinha, a proposta é requalificação da Casa de Cultura Demósthenes Gonzalez, por meio da melhoria dos espaços da edificação histórica e de novas obras e a requalificação das avenidas Beira-rio e general Flores da Cunha. A publicação do edital será em 9 de maio. Em São Leopoldo, com edital para o dia 11 do próximo mês, o projeto envolve a constituição de complexo cultural englobando a reconstrução do setor que ruiu e o restauro do espaço da Casa da Feitoria/Museu do Imigrante – tombada pelo Iphae –, proposição de edificação anexa, tratamento paisagístico e elaboração de diretrizes para futuro parque.

Após os concursos, o governo do Estado contratará as equipes vencedoras para realização dos projetos executivos e complementares. Depois, os municípios receberão os projetos completos para então cumprirem com a contrapartida de execução das intervenções propostas e a implementação.

 

*Com informações da correspondnete Angélica Silveira

Correio do Povo