person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Recuperação de áreas verdes promove plantio de mais de 70 mil mudas em Santa Cruz do Sul

Compensação ambiental faz parte das exigências quando empreendedores do município realizam a supressão de árvores

Plantio de mudas faz parte do projeto de recuperação de área verde | Foto: Luiz Fernando Bertuol / Divulgação / CP

O trabalho de recuperação de áreas verdes e reposições florestais, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade de Santa Cruz do Sul, resultou no plantio de 18.690 exemplares de árvores nativas em 28 áreas verdes municipais e mais 52 mil em reposições florestais nos últimos cinco anos. 

A compensação ambiental faz parte das exigências quando empreendedores do município realizam a supressão de árvores e, obrigatoriamente, precisam fazer o plantio em outras áreas, as quais são analisadas e autorizadas por técnicos da secretaria. A Lei Federal nº 12.651/2012 determina que a cada exemplar suprimido deve ser feita a reposição de 15 nativos.

Um dos locais onde houve o reflorestamento fica na rua Montenegro, do bairro Esmeralda. O espaço recebeu 1.122 mudas de guabiroba, cerejeira, araticum, ipês, pitangueira, entre outras, que foram plantadas em área verde municipal. “Este é um terreno público e nós autorizamos a recuperação da área, por meio do plantio de mudas. A reposição é com nativas diversas, dentre elas frutíferas para contribuir com a fauna”, explica o secretário Raul Fritsch.

Outra iniciativa idealizada pela pasta é o projeto Adote uma Árvore. O objetivo é estimular o cidadão ao plantio orientado em logradouros públicos. O trabalho é executado pela prefeitura, em parceria com a empresa Reflorest e o Grupo Escoteiro Santa Cruz 181. No entanto, a orientação é de que o requerente solicite autorização na secretaria para o plantio a fim de receber informações quanto às espécies mais adequadas para o local. Situações como raízes que levantam as calçadas, frutas e folhas que caem e comprometem a segurança do passeio público e espécies que podem provocar reações alérgicas devem ser evitadas com o plantio de exemplares adequados. 

Segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, até este ano, 100 unidades foram plantadas por meio do Projeto Adote uma Árvore. A comunidade pode obter informações sobre a iniciativa com a pasta, pelo telefone (51) 3713-8242.

Correio do Povo