person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Recursos garantem acesso asfáltico em sítios arqueológicos da região das Missões

O valor de R$ 20 milhões que será investido na obra foi anunciado em dezembro

Sítio arqueológico São Lourenço Mártir receberá oito quilômetros de acesso asfáltico | Foto: AMM / Divulgação / CP

Os sítios arqueológicos de São Lourenço Mártir e São João Batista, que integram a rota das Missões, devem receber acesso asfáltico ainda esse ano. Os recursos do governo federal devem facilitar o ingresso de turistas e, com isso, aumentar a visitação. O recurso de R$ 20 milhões foi anunciado em dezembro, pelo deputado federal Ubiratan Sanderson, em reunião da Associação dos Municípios das Missões (AMM). O ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, confirmou a destinção.

O presidente da AMM, Ademir Gonzatto, lembra que uma reunião de prefeitos em Brasília marcou a conquista do recurso. “Os valores devem fomentar o turismo na região. Além disso, gerar emprego e movimentar a economia.” Ele revelou que os contratos já estão com a Caixa Econômica Federal e que o próximo passo é lançar a licitação para as obras. Serão oito quilômetros para acesso às ruínas de São Lourenço Mártir, em São Luiz Gonzaga, e 7,5 km até São João Batista, nos municípios de Vitória das Missões e Entre-Ijuís. As obras serão desde a BR 285 até os atrativos. “São dois sítios arqueológicos importantíssimos. Com o acesso asfáltico, terão condições de entrarem no circuito do turismo brasileiro”, disse o deputado Sanderson.

As ruínas de São Miguel das Missões são um dos destinos mais procurados no Estado por turistas de toda a parte do mundo, e os outros sítios no entorno são atrativos que também entram na rota das Missões e guardam o legado cultural jesuítico. 

Felipe Dorneles