Não apenas na loja da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), no Centro Histórico de Porto Alegre, mas também no Tudo Fácil Zona Norte, no 3º andar do Shopping Bourbon Wallig, e em 17 subprefeituras, é possível emitir o documento impresso de pagamento do IPTU na Capital. Em 2023, pela primeira vez há uma parceria entre a Prefeitura e estes locais, bem como com a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), responsável pelo Tudo Fácil.
Ao contrário da sede da SMF, onde novamente houve filas no começo da manhã desta terça-feira, nestes lugares o movimento está sendo menor. Em locais como a subprefeitura Leste, no bairro Bom Jesus, por exemplo, a chefe de democracia participativa Denise das Neves Flores Oliveira disse que o movimento de pessoas está sendo baixo, apesar do atendimento a oito bairros: Bom Jesus, Chácara das Pedras, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Sabará, Morro Santana, Três Figueiras e Vila Jardim.
“Acredito que seja pelo fato da virada do ano ter acontecido há pouco tempo, mas acho também que o movimento tende a aumentar nos próximos dias”, afirmou ela. A obtenção de informações sobre o IPTU ocorre nos mesmos lugares de revisão do Cadastro Único, serviço que vem registrando mais procura neste começo de 2023. O mesmo acontece na subprefeitura Partenon, localizada no terminal de ônibus Antônio de Carvalho, no bairro Agronomia, e responsável por atender os bairros Coronel Aparício Borges, Partenon, Santo Antônio, São José e Vila João Pessoa.
O movimento também é considerado baixo no local, com apenas quatro a cinco pessoas por dia buscando obter a guia impressa do IPTU. “Penso que as pessoas ainda estão ficando conscientes sobre a divulgação das mídias em geral, em relação aos novos lugares de atendimento. E também não vai mais chegar o IPTU pelos Correios. Conforme elas procurarem informações, vão saber que aqui também é possível, e o movimento vai ser direcionado também do Centro para cá”, disse a gestora da subprefeitura Partenon, Luana Coelho.
Já no Tudo Fácil Zona Norte, a tendência é outra. Segundo o gerente da unidade, Gunther Stenzel Jr., os atendentes foram capacitados por técnicos da Prefeitura e Procempa para emitir as guias e fornecer mais informações, quando necessário. O tempo de espera é por volta de 10 minutos, o que garantiu certa agilidade e não provocou maiores reclamações por parte dos contribuintes, apesar do grande fluxo de pessoas, justificado pelo fato de que o local também atende outros serviços, tanto do Estado, quanto do município de Porto Alegre.
A aposentada Maria Zair, moradora do mesmo bairro, o Cristo Redentor, classificou o atendimento como “ótimo”. “Não há muita espera aqui, e já estou acostumada a retirar a guia todos os meses”, afirmou ela. O também aposentado Hermes Neves, que mora no IAPI, afirmou que soube dos novos locais de atendimento após ler o Correio do Povo. “Logo que li e soube, procurei vir até aqui emitir a guia. O atendimento está sendo ágil, e o local é climatizado”, comentou.
O Tudo Fácil Zona Norte também é o único dos lugares de atendimento que emite as guias do IPTU de Porto Alegre aos sábados, das 10h às 14h, além de prestar serviços à comunidade de segunda a sexta, das 10h às 20h. A respeito das novas ocorrências de filas na sede da SMF, hoje, a secretaria afirmou que elas reduziram de tamanho na metade da manhã, e que a equipe de atendimento foi reforçada no local. As alterações decorrem do fato de que o IPTU de Porto Alegre, em 2023, pela primeira vez são emitidos somente em formato digital, e quem precisa da guia impressa, deve ir aos locais presencialmente para obtê-la.
Felipe Faleiro