person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Região do Alto Uruguai retoma serviços de atenção básica da saúde

Decisão foi autorizada pelo Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus nesta terça-feira

Decisão foi autorizada pelo Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus nesta terça-feira | Foto: Agostinho Piovensa / Divulgação / CP

O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus (CRAC), ligado à Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAUA) esteve reunidos na manhã desta terça-feira e orientou os municípios da região a retomarem as ações e serviços de atenção básica da saúde, adotando todos os protocolos de prevenção preconizados, a fim de evitar a disseminação do vírus. A Região 16 é formada por 32 municípios da AMAU e outros dois pertencente à Zona da produção (AMZOP).

Segundo o presidente da AMAU, prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Luiz Ceron, o encontro serviu para traçar novas ações coletivas de orientação, recomendação e prevenção, face à pandemia do Covid-19. “Ocorreu uma explanação sobre a deliberação do sistema de Distanciamento Controlado do RS, que na sexta feira apontou bandeira laranja - médio risco para a Região 16 e definidas novas ações que apontam para a retomada de serviços em vários setores”, disse.

Ceron disse que do total dos 34 municípios, 14 municípios estão sem nenhum caso ativo (41,2%), 12 municípios com 01 a 03 casos ativos (35,3%), cinco municípios com 04 a 10 casos (14,7%) e três municípios com mais de 10 casos ativos (8,8%). “O comitê regional vem aprimorando e aumentando o número de gráficos e planilhas, para ampliar a Plataforma Regional de Monitoramento (PRM), no sentido de ter dados e informações para orientar os municípios com relação a cogestão e monitorar a evolução da epidemia  nesta parte do Estado”, observou.

No encontro, o Hospital Santa Terezinha (FHSTE) de Erechim informou que vem retomando, aos poucos, os serviços da Central de Especialidades, procedimentos de trautatoortopedia e cirurgias e cirurgias eletivas. No entanto, o aumento nos quantitativos será gradual e de acordo com os indicadores regionais da epidemia do novo coronavírus;

Já a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) informou que implantou a Central Regional de Triagem, que vai disponibilizar testes RT-PCR, para todos os casos de síndrome gripal, no sentido de ampliar a testagem e realizar o diagnóstico. 

No encontro, o comitê regional, diante do retorno das ações e serviços de saúde da Atenção Primária e Terciária, entende ser extremamente importante monitorar os indicadores das próximas semanas, tendo em vista que vários serviços começam a voltar à normalidade, com maior circulação de pessoas em locais públicos.

O comitê mantém a orientação para que a população adote com o máximo rigor as ações de prevenção como higienização correta das mãos com água e sabão, utilização de álcool gel, não compartilhar talheres, copos e toalhas, ao tossir ou espirrar cobrir o nariz com lenço ou espirar no braço, evitar levar as mãos não higienizadas na boca, nariz e olhos, utilização de máscaras de proteção individual, de acordo com orientações do Ministério da Saúde (MS).

Por sua vez, o comando do 13º Batalhão de Polícia Militar de Erechim (BPM) detalhou que vem realizando uma força tarefa de fiscalização em vários locais, atendendo as denúncias e atuando na prevenção e coibindo aglomeração de pessoas.

O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus ressaltou, ainda que muitas medidas se fazem necessárias no sentido de minimizar a contaminação e tem adotado as ações seguindo diretrizes técnicas do Ministério da Saúde.

Agostinho Piovesan