person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Reintegração de área em Canoas deixa famílias ao relento

Loteamento ocupava praça no bairro Guajuviras

Reintegração de área em Canoas deixou famílias ao relento | Foto: Tatiane Lemos / Especial / CP
O cumprimento de uma ação de reintegração de posse de uma área pública do Loteamento Pôr do Sol, no bairro Guajuviras, em Canoas, na Região Metropolitana deixou adultos e crianças sem ter para onde ir. Cerca de 10 das 26 famílias que ocupavam o local (antigamente uma praça) estão perambulando e pernoitando na rua desde a terça-feira passada, quando oficial de justiça, policiais militares e funcionários da prefeitura efetivaram a medida judicial e destruíram as casas.

A advogada e representante do grupo, Tatiane Lemos, disse que a comunidade pleiteia junto à prefeitura ações assistenciais, como o encaminhamento para abrigos, além da doação de uma área regular para que possam construir novas moradias.

“O pessoal residia ali há cerca de dois anos e era uma comunidade consolidada. Tentamos reverter a situação tanto na esfera Judiciária, pedindo a manutenção da posse, quanto junto à própria prefeitura. Entretanto, não tivemos sucesso. Não houve nenhuma preocupação em dar assistência. Simplesmente jogaram todos na rua", afirmou.

Em contato com a prefeitura de Canoas, a assessoria informou que a administração não se manifestará sobre o assunto, mas disponibilizou conteúdo, o mesmo publicado na página da prefeitura na internet. De acordo com a nota, após meses de entraves judiciais, o Executivo, junto com a Brigada Militar, executou a reintegração de posse no Loteamento Pôr do Sol, sem incidentes.

A medida foi cumprida, segundo a prefeitura, dentro da normalidade com a participação de servidores das secretariais de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Serviços Urbanos, Obras, Transportes e Mobilidade, além do Conselho Tutelar e da Procuradoria Geral do Município.

De acordo com o Executivo, esta é a 37ª reintegração de posse realizada em Canoas desde o início de 2017. A prefeitura ainda pondera que a praça no Loteamento Pôr do Sol será devolvida à população para que possa usufruir dos momentos de lazer.

Fernanda Bassôa