person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Reservatórios de água entregues para famílias vulneráveis afetadas pela estiagem

Ao todo, foram adquiridos 49 reservatórios com diferentes capacidades de armazenamento

A primeira localidade a receber os equipamentos para armazenamento de água foi o Arroio dos Veados 2 | Foto: João Alves / PMSM / Divulgação / CP

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Defesa Civil Municipal, deu início à entrega de reservatórios para comunidades afetadas pela estiagem. A primeira localidade a receber os equipamentos para armazenamento de água foi o Arroio dos Veados 2, no distrito de Arroio Grande. “Estamos dando continuidade às ações pensadas em conjunto com a Defesa Civil Estadual, a Corsan, a Emater, o Exército Brasileiro, o Núcleo de Estudo de Eventos Meteorológicos Extremos e Mudanças Climáticas da UFSM e com a Vigilância Sanitária. É mais uma etapa do trabalho para amenizar os efeitos da estiagem para a população mais vulnerável”, explicou o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima.

Os recipientes serão instalados nos pátios das casas e os que já foram entregues receberam água do caminhão-pipa imediatamente. O reabastecimento acontecerá semanalmente. Ao todo, foram adquiridos 49 reservatórios com capacidades para 1 mil, 2 mil, 2,5 mil, 3 mil, 5 mil e 15 mil litros de água. O investimento foi de cerca de R$ 84 mil, feito com recursos próprios. A entrega segue nos próximos dias e, até esta sexta-feira, serão contemplados, também, os distritos de Santo Antão e Boca do Monte. Mais distritos e bairros serão alcançados a partir da semana que vem. A água depositada pelo caminhão-pipa é para consumo humano, mas, paralelamente, a Defesa Civil Municipal tem feito entregas de água para hidratar a criação de animais.

Uma servidora da Vigilância em Saúde da prefeitura realiza a verificação da qualidade da água depositada nos tanques de armazenamento a partir do controle do pH. Também são distribuídos panfletos com orientações para os moradores realizarem a manutenção correta do recipiente.

Correio do Povo