person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Restaurante Popular de Guaíba serve 30 mil refeições em dois anos de atendimento

Diariamente são servidas cerca de 50 refeições para pessoas em situação de rua, vulnerabilidade e àqueles sem renda

| Foto: Luís Adriano Madruga / Especial CP

Em dois anos de funcionamento, 30 mil refeições foram servidas no Restaurante Popular aos moradores em situação rua, vulnerabilidade e àqueles sem renda que vivem em Guaíba. Em 24 meses foram atendidas 1.877 pessoas cadastradas, totalizando a oferta de 20 toneladas de alimento. De acordo com levantamento do Executivo guaibense, diariamente são servidas cerca de 50 refeições de 800 gramas por pessoa, com uma carne, arroz, feijão e massa, acompanhadas de suco, salada e uma fruta. Por mês, 250 moradores são servidos no local.

O prefeito Marcelo Maranata diz que o serviço surgiu de uma necessidade identificada logo após a pandemia. “Período em que a população deslocava para o Centro em busca de benefício e de emprego e que necessitava sim de um conforto, de um acolhimento. A abertura do Restaurante Popular foi um sucesso, pois ajudamos muitas pessoas a conseguir uma vaga no mercado de trabalho e também a voltar para suas famílias. Além de servir um bom almoço, temos uma equipe qualificada que atua no local, com nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. O serviço é forma que encontramos de oferecer um acolhimento para aqueles que necessitam, e que encontramos diariamente nas ruas da cidade”, disse o prefeito.

Para almoçar no local, é necessário se cadastrar presencialmente na Secretaria de Assistência Social de Guaíba (na rua Coronel Serafim Silva, 50, no Centro, ou fazer contato pelo telefone 3480-7030). Os critérios incluem residir em Guaíba, ter renda per capita de até R$ 312, utilizar o serviço de acolhimento noturno municipal, manter o Cadastro Único do governo federal atualizado, ser idoso ou apresentar deficiência motora, intelectual ou estar em situação de vulnerabilidade social.

Visando expandir e alcançar os usuários que não conseguem acessar o serviço, a Secretaria de Assistência Social iniciou, em 2023, a ação ''Restaurante Popular Itinerante'', que vem servindo até 25 refeições de forma descentralizada, atendendo os bairros mais distantes do Centro da cidade.

Maratana diz que a iniciativa começou em caráter experimental, mas garante que ao longo de 2024 o serviço será ampliado de forma a alcançar todos os moradores que realmente necessitam de alimentação. “Queremos atingir aqueles bairros mais afastados do centro, como Nova Guaíba e Logradouro. Vamos beneficiar quem realmente necessita.”

Fernanda Bassôa