person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Reunião na prefeitura de Gramado define estratégias após desabamento de prédio

Não há registro de feridos após colapso do edifício na Ladeira das Azaleias

| Foto: Bruno Stoltz / Prefeitura de Gramado / Divulgação / CP

Uma reunião ocorre na manhã desta quinta-feira na prefeitura de Gramado para levantamento de informações e definição de estratégias após o desabamento do prédio de quatro andares, na Ladeira das Azaleias, no bairro Planalto, confirmou o Corpo de Bombeiros Militar da cidade à reportagem do Correio do Povo. Não há registo de feridos, e o colapso ocorreu hoje devido ao grande volume de chuvas dos últimos dias, conforme a administração municipal. 

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, não há vítimas porque o local já havia sido evacuado ainda no último sábado. A edificação caiu dentro próprio terreno e não atingiu o bairro Três Pinheiros, que também segue isolado. 

O colapso do prédio nesta quinta é tratado apenas como uma das situações de risco. A cidade de Gramado registrou nos últimos dias, principalmente por conta das chuvas, rachaduras no solo. O cenário causou preocupação a moradores, que foram obrigados a deixar as próprias casas temendo um colapso.

Em caso de emergência 

A prefeitura da cidade informa que em caso de emergência, é possível ligar para o Corpo de Bombeiros (54) 98434-8064 ou Defesa Civil (54) 99629-6160.

Análise de Serviço Geológico 

Na tarde desta quarta-feira, a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, a adjunta Karen Núbia Oliveira, o secretário do Planejamento Urbano, Rafael Bazzan, o vice-prefeito Luia Barbacovi, e o geólogo e diretor do licenciamento ambiental do Município, Jackson Cohendt receberam dois técnicos do Serviço Geológico do Brasil - CPRM, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que vieram de Porto Alegre para a realização de uma visita técnica ao bairro Três Pinheiros, a Perimetral e a Ladeira das Azaleias, no bairro Planalto.

A equipe da CPRM foi a campo, acompanhada pelo secretário de Obras, Rafael Ronsoni, e o geólogo e diretor do licenciamento ambiental do município, Jackson Cohendt, para produzir um relatório, chamado de Avaliação Pós-Desastre, que será entregue ao Poder Público indicando um direcionamento para tomada de decisão do município. 

A prefeitura de Gramado também deverá solicitar ao Serviço Geológico do Brasil outros estudos, a serem realizados no ano que vem, para fazer uma avaliação das áreas de risco em todo o município, não só as atingidas neste evento climático.

Correio do Povo