person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Rodoviários realizam panfletaço em Porto Alegre em protesto por campanha salarial

Sindicato patronal obteve liminar estabelecendo multa de R$ 50 mil em caso de greve

Mobilização seguiu até por volta das 7h30min, sem bloqueio da garagem da VTC | Foto: Rubens Serna / Stetpoa / CP

Rodoviários ligados ao Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte de Porto Alegre (Stetpoa) realizaram na madrugada desta sexta-feira uma manifestação com panfletaço em frente a garagem da VTC, no bairro Cavalhada, na zona Sul de Porto Alegre, em protesto contra a decisão do Sindicato das Empresas de Ônibus de Porto Alegre (Seopa) de suspender de forma unilateral na quinta-feira as negociações pela campanha salarial 2024.

Eles permaneceram no local até cerca de 7h30min, sem bloqueio da garagem. O Seopa, por sua vez, se defende dizendo que a suspensão veio após um primeiro ato, também na quinta, realizado muito antes da data-base para o pagamento da categoria, que é 1º de fevereiro. Tradicionalmente, as ações de campanha ocorrem por volta de janeiro de cada ano. O sindicato patronal obteve uma liminar, na noite de quinta, junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), estabelecendo multa de R$ 50 mil em caso de bloqueios.

O documento, obtido após reunião realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), inclusive com a presença da presidente da Associação das Empresas de Transportes de Passageiros de Porto Alegre (ATP), Tula Vardaramatos, também estabelece um novo encontro entre as partes, na próxima terça-feira, às 14h30min, para a reabertura das negociações. “Da nossa parte, estaremos os aguardando na terça”, afirmou o advogado do Seopa, Alceu Machado.

Felipe Faleiro