person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

RS tem 17 regiões em bandeira vermelha e 4 em laranja no mapa preliminar

Pedidos de reconsideração podem ser enviados até as 6h de domingo

Governo do RS divulgou mapa preliminar da 38ª rodada do Distanciamento Controlado | Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini / CP

Na semana que o Rio Grande do Sul começou a vacinação contra a Covid-19, o mapa preliminar da 38ª rodada do Distanciamento Controlado deixou 17 regiões em bandeira vermelha e 4 em laranja. Os dados foram divulgados pelo Governo do Estado nesta sexta-feira. 

Segundo o governo estadual, os indicadores no RS tiveram uma leve queda de internações e mortes por Covid-19 nesta semana. No entanto, a grande maioria das regiões em bandeira vermelha segue com risco alto para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de contaminação do coronavírus no Estado. 

As regiões em bandeira vermelha são: Porto Alegre, Canoas, Capão da Canoa, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Guaíba, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo  ngelo, Taquara e Uruguaiana. Já as áreas de Bagé, Cachoeira do Sul, Pelotas e Caxias do Sul ficam com a laranja. 

Redução

De acordo com os dados do mapa, no Rio Grande do Sul houve redução no número de pessoas confirmadas com Covid-19 em leitos clínicos (-9%) e estabilidade nos internados em UTI. Foi registrada, ainda, estabilidade no número de casos ativos e, no acumulado desta semana, considerável redução dos óbitos (-19%).  

Segundo a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, o início da vacinação no Estado não significa que a pandemia acabou. "O mapa de hoje revela justamente que a maioria das regiões está em risco alto. Toda a população deve continuar em estado de alerta porque o vírus segue circulando”, afirmou. 

Ela ainda reforça o pedido para que a população mantenha os cuidados básicos. "Salientamos a importância do cuidado individual, com o próximo, do uso dos equipamentos de proteção, especialmente a máscara, de lavar as mãos com frequência e usar álcool em gel", completou. 

Regra 0-0 e cogestão

De acordo com o mapa preliminar da 38ª rodada, 408 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha. Desses, 149 podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Das 21 regiões, apenas Uruguaiana e Guaíba ainda não aderiram ao sistema de cogestão regional, que permite aos municípios adotar protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira anterior. 

Os municípios e associações regionais podem apresentar, até as 6h de domingo, pedidos de reconsideração, que serão analisados para que as bandeiras definitivas sejam divulgadas na segunda-feira. As medidas do Distanciamento Controlado passam a valer oficialmente a partir da meia-noite de terça-feira.

O levantamento completo da 38ª rodada está disponível neste link 

Correio do Povo