person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

São Borja tem mais de 500 focos do mosquito Aedes aegypti

Autoridades sanitárias estão em alerta

Foram contabilizados 535 focos de larvas do mosquito Aedes aegypti desde o início do ano | Foto: Darlan Santos / PMSB / Divulgação / CP

Em São Borja, autoridades sanitárias contabilizaram 535 focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela em 2020. A veterinária Janaina Leivas, do Serviço de Vigilância em Saúde do município, ressalta que o quadro verificado na região é ainda mais preocupante. Na cidade argentina de Santo Tomé, do outro lado da fronteira, são 32 pessoas com dengue. Em território brasileiro, várias cidades próximas a São Borja, especialmente nas Missões, têm dezenas de casos, inclusive com mortes registradas.

A recomendação básica é sempre redobrar as ações de limpeza e de prevenção. “É bom não esquecer que, não bastassem todas as doenças que podem ser transmitidas pelo Aedes aegypti, temos que considerar a leishmaniose e agora mais a pandemia do novo coronavírus”, alerta Janaina. Ela acrescenta que “a eventual incidência simultânea de duas ou mais doenças pode ser fatal”.

Um dos principais motivos de alerta é o hábito de populares descartarem lixo, clandestinamente, em áreas periféricas da cidade. “Isso além de demandar mais serviços de limpeza para a prefeitura, representa riscos ampliados de doenças e ainda a maior chance da multiplicação de ratos, cobras, escorpiões e outros animais peçonhentos”, lembra. Pneus também vêm sendo jogados no meio ambiente, mas a solicitação é para que sejam levados ao ponto de coleta, no antigo Hospital São Francisco.

Nos terrenos baldios, depósitos de água, lixo e matagais têm os dejetos irregulares removidos periodicamente por equipes da administração. O proprietário do imóvel é notificado e orientado a ele mesmo manter limpo o local. Em relação aos ambientes domésticos, a indicação é para revisão permanente e eliminação de quaisquer depósitos de água.

Fred Marcovici