person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

São Joaquim, em Santa Catarina, registra neve na primavera

Fenômeno também foi registrado nos municípios de Rio Rufino, Bom Jardim da Serra, Urubici e Urupema

Neve começou a cair nos primeiros minutos da estação das flores, que teve início às 22h04min dessa quinta-feira | Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online / Especial / CP

A primavera de 2022 começou com o registro de neve acumulada no primeiro amanhecer da estação no distrito do Cruzeiro, distante cerca de 15 km do Centro de em São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense, a uma altitude de 1.500 metros.

Conforme a MetSul Meteorologia, a neve foi consequência da interação da instabilidade da circulação de umidade de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul com o ar polar de trajetória continental ingressando pelo Norte da Argentina. Eventos de neve de circulação ciclônica não raro trazem pancadas curtas de precipitação invernal, o que explica a pequena acumulação observada na área mais elevada de São Joaquim.

A neve começou a cair nos primeiros minutos da primavera que teve início às 22h04min dessa quinta-feira, quando a instabilidade atuava na região e o ar polar chegava com força. Com a manutenção da instabilidade, a neve prosseguiu na madrugada e acumulou. O fenômeno também foi registrado nos municípios de Rio Rufino, Bom Jardim da Serra, Urubici e Urupema. 

Correio do Povo