person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

São Sebastião do Caí estuda decreto de Situação de Emergência em função da estiagem

Assunto foi discutido em reunião nesta quinta-feira

Assunto foi discutido em reunião nesta quinta-feira | Foto: Madalí Lima Schütz / Prefeitura de São Sebastião do Caí / Divulgação / CP

A administração de São Sebastião do Caí avalia a necessidade de emitir um decreto de situação de emergência por escassez de água e efeitos nefastos da estiagem na agricultura do município. O assunto foi discutido em reunião com a Defesa Civil, Emater e Secretaria da Agricultura nesta quinta-feira. 

O município agora reúne a documentação necessária para a emissão do decreto, para depois enviar o documento para homologação por parte do governo do Estado. A homologação possibilita às prefeituras a adoção de medidas destinadas a diminuir os impactos negativos da estiagem para os agricultores do município. Há três anos, São Sebastião do Caí contabilizou prejuízo superior a R$ 10,8 milhões por conta de severo período de estiagem, como o que vive agora. Na época, a seca provocou  50% de quebra na safra de milho para silagem.

Outras culturas importantes para a economia de São Sebastião do Caí também sentiram os efeitos da estiagem. Foi o caso da citricultura, que teve perdas de aproximadamente 30% na safra. A produção de limão, que era estimada em 2 mil toneladas, não passou de 1,4 mil toneladas. O mesmo ocorreu com a laranja. Enquanto a expectativa era de colher dos pomares 5,6 mil toneladas, a realidade foi outra. Em 2020 foram colhidas apenas 3,9 mil toneladas da fruta.

Correio do Povo