person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Saiba como solicitar autorização para poda e remoção de árvores em Porto Alegre

Prefeitura estipulou prazo de médio de 15 dias úteis para deferir ou indeferir solicitação

Prefeitura estipulou prazo de médio de 15 dias úteis para deferir ou indeferir solicitação | Foto: Maria Eduarda Fortes

Os recentes temporais alertaram a população sobre o risco de árvores e vegetações, em espaços públicos e privados, que tragam uma ameaça iminente à integridade física de pessoas ou prejuízos ao patrimônio. A supressão, neste tipo de caso, é amparada pela legislação municipal. Confira o passo a passo de como solicitar a autorização para poda e remoção de árvores.

Abertura do processo

O cidadão deve acessar ao Portal de Licenciamento da Prefeitura de Porto Alegre (neste link) e anexar os documentos obrigatórios para a análise de cada tipo de solicitação. Confira a lista de documentos abaixo.

  1. O solicitante deve contratar um responsável técnico (biólogo ou engenheiro agrônomo ou florestal), o qual encaminhará o processo pelo Portal.
  2. Para acessar o portal pela primeira vez é necessário realizar um breve cadastro ou utilizar uma conta já existente nas redes sociais.[Missing Caption]Reprodução
  3. Selecione a opção Serviços urbanísticos e ambientais.
  4. Para iniciar um processo, clique em Novo e selecione o tipo de requerimento[Missing Caption]Reprodução
  5. A relação de documentos necessários para dar prosseguimento ao seu requerimento é apresentada.[Missing Caption]Reprodução
  6. Preencha as informações solicitadas no formulário do seu requerimento.
  7. Anexe os documentos solicitados. Outros documentos podem ser incluídos.[Missing Caption]Reprodução
  8. Antes de concluir, você deve ler e concordar com a declaração do processo digital.
  9. Seu processo está criado.
  10. Clicando no número do Processo SEI você poderá acompanhar o andamento do mesmo.
  11. Caso seu processo necessite de complementação de informações, você receberá uma solicitação por e-mail.

Documentos obrigatórios para anexo

  1. Laudo Técnico de Poda
  2. Anotação de Responsabilidade Técnica/Registro de Responsabilidade Técnica
  3. Levantamento Fotográfico
  4. Procuração/Anuência do Proprietário do Imóvel
  5. Em caso de síndico, ata de Nomeação do Síndico (para condomínios)

Etapas do serviço

  1. Preenchimento da solicitação no Portal de Licenciamento, com o devido anexo da documentação;
  2. Recepção das informações no setor competente;
  3. Análise da documentação e vistoria quando necessário;
  4. Envio de resposta ao solicitante.

Quem é responsável pelo manejo

A equipe técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (SMAMUS) analisa a documentação e defere ou indefere a solicitação. Fica sob responsabilidade do solicitante contratar e arcar com os custos do manejo na vegetação.

Prazo para atendimento

O prazo médio para atendimento da solicitação, após o envio da documentação correta por meio do Portal de Licenciamento, é de 15 (quinze) dias úteis.

Brenda Fernández